Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços

Anac abre inscrições para 5º programa Aeroportos Sustentáveis e 3ª edição do Programa Sustentar

anacc Anac abre inscrições para 5º programa Aeroportos Sustentáveis e 3ª edição do Programa Sustentar

Para embarque, passageiros devem portar outro documento com validade nacional

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de melhores práticas de sustentabilidade e dar continuidade à avaliação da maturidade em gestão ambiental nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu a 5ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis. A iniciativa consiste em um prêmio criado pela Anac que busca não só incentivar práticas sustentáveis no setor aéreo como também dar visibilidade às ações positivas já implementadas nos aeroportos do país.

A participação no programa é voluntária. Os aeroportos participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios, estabelecidos em edital, que avaliam medidas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação aeroportuária. A metodologia para avaliação possui critérios que consideram temas como inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os aeroportos competirão em grupos, de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.

A edição deste ano conta com dois grupos de critérios, sendo 30 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes I e II (até duzentos mil passageiros/ano e até um milhão de passageiros/ano), e 39 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes III e IV (até cinco milhões de passageiros/ano e acima de cinco milhões de passageiros/ano). Os aeroportos mais bem classificados de cada categoria do regulamento serão reconhecidos pela Anac.

INSCRIÇÕES – Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do programa “Aeroportos Sustentáveis” até o dia 2 de fevereiro de 2024. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para [email protected], sinalizando interesse em participar do projeto. Uma equipe da Agência entrará em contato para repassar mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto. O formulário deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.

3ª edição do Programa Sustentar

E reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Anac lançou também a 3ª edição do Programa Sustentar, prêmio criado para incentivar o desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos brasileiros. A participação no programa é voluntária e os participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital, que avaliam iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais.

Dentre os temas ambientais abordados pelo programa estão: inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os operadores aéreos que aderem a cada edição do programa são classificados em empresa aérea e táxi-aéreo, de acordo com o perfil de operações, e elencados de acordo com o desempenho. Os melhores aeroportos de cada categoria serão reconhecidos publicamente pela ANAC.

INSCRIÇÕES – Para participar do programa, os operadores aéreos devem enviar um e-mail até 2 de fevereiro para [email protected], manifestando interesse em participar. Em seguida, os participantes receberão o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo operador, que deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.

Receba nossas newsletters