Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Após 5 anos, Qatar Airways pode deixar de patrocinar Futbol Club Barcelona

Barca_Group_Shot_Home_wide-Optimized.v1464598036

Imagens divulgadas nesta segunda-feira (30) não mostram o patrocínio da Qatar Airways na camisa (Twitter/BarcelonaFC)

O Futbol Club Barcelona divulgou nesta segunda-feira (30) os novos uniformes que serão utilizados na temporada 2016/2017. E com a revelação veio junto uma possível despedida tímida mas, ao mesmo tempo, especial: pela primeira vez em 5 anos, o patrocínio da Qatar não aparece nas camisetas do time catalão, o que deve significar um ponto final no patrocínio, que dura desde 2011 como Qatar Foundation, e desde 2013 como Qatar Airways.

A companhia e o clube estavam em renegociação nos últimos meses a respeito da extensão do contrato, mas parece que nenhum acordo foi fechado. Um porta-voz da Qatar Airways recusou comentar sobre o novo uniforme, mas confirmou que o contrato de 5 anos se encerra agora no fim do mês de junho. Em 2011, a Qatar Foundation estampava as camisetas do Barcelona e, dois anos depois, a Qatar Airways assumiu a “responsabilidade”.

A Qatar foi a primeira empresa privada a patrocinar as camisas do Barcelona, a injetar dinheiro por uma marca estampada. Anteriormente, só a UNICEF tinha tido este “prazer”, lá em 2006, após 107 anos de “camiseta limpa”, embora sem nenhum ganho por parte do Barcelona. Alvo de controvérsias até hoje, muitos torcedores ainda são contra os patrocínios estampados nas camisas do clube, e fazem até protesto para evitar qualquer outro contrato.

De acordo com fontes, o conselho do Barcelona estava no aguardo para prorrogar o contrato com a Qatar Airways e colocar o clube, ao menos, ao lado do Manchester United, como os mais bem pagos por seus patrocinadores. Barça e Qatar tinham chegado a uma tentativa de acordo no qual o clube catalão receberia US$ 66 milhões por temporada, mas a própria Qatar estaria interessada em igualar ou até mesmo apresentar uma proposta que superasse o acordo de US$ 72 milhões que Chevrolet e Manchested United têm no momento. Parece, no entanto, que nenhum acordo neste sentido foi alcançado.

Receba nossas newsletters