Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Argentina reduz taxas em voos internacionais para países do Mercosul

Aeroporto de Rosário, na Argentina. Medida visa estimular voos de províncias para o exterior.

Aeroporto de Rosário, na Argentina. Medida visa estimular voos de províncias para o exterior

A Administração Nacional da Aviação Civil da Argentina modificou as regras de classificação dos voos regionais. Agora, para ser enquadrada na categoria, a rota pode percorrer um limite de até  mil quilômetros, e não mais 300 como anteriormente. A decisão, que entra em vigor no próximo dia 10 de maio, gera uma redução de 56% nas alíquotas pagas pelas companhias aéreas em rotas vigentes.

A decisão, publicada na última segunda-feira (28), tem como objetivo incentivar um aumento no número de voos entre as províncias argentinas e o exterior, mais especificamente Chile, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Brasil. Além de beneficiar as já em operação, a resolução estabelece a redução de 50% para novas rotas, implantadas durante o primeiro ano de vigência da medida. Com isso, a taxa reduzirá de US$ 4,42 para US$ 2,21 por passageiro.

Novas rotas que seriam beneficiadas pela nova medida.

Novas rotas que seriam beneficiadas pela nova medida.

O governo argentino considera que a medida deve gerar o incremento 47 rotas regionais que foram encomendadas por nove companhias aéreas nos últimos anos. Dos voos para o Brasil, se beneficiarão da nova medida as rotas Porto Alegre/Rosário, operada pela Azul, e Porto Alegre/Buenos Aires, que conta com voos da Aerolíneas Argentinas e Austral.

 

A expectativa do órgão argentino é estimular voos também para as cidades brasileiras de Foz do Iguaçu, Florianópolis, Curitiba, Campinas e São Paulo.

Receba nossas newsletters