Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação doméstica bate recorde em passageiros transportados em agosto

SDU 4

Os valores de oferta e demanda são os mais altos já registrados para um mês de agosto em toda a série histórica de acompanhamento

A procura por viagens aéreas dentro do Brasil avançou 4,40% em agosto em 2018, em relação ao mesmo mês do ano passado. A oferta foi ampliada em 4,75% pelas companhias nacionais. Ao todo, 7,8 milhões de passageiros foram transportados nos voos domésticos em agosto, expansão de 4,36% do contingente total.

Os valores de oferta e demanda são os mais altos já registrados para um mês de agosto em toda a série histórica de acompanhamento. O total de passageiros (inferior apenas a ago/14) e o fator de aproveitamento (inferior a ago/17) atingiram o segundo melhor patamar histórico.

De janeiro a agosto de 2018, a aviação doméstica verifica aumento de demanda de 4,74%. A variação é bem próxima à da oferta, que teve crescimento de 4,80%. Essa relação entre oferta e demanda proporciona estabilidade do fator de aproveitamento, que têm retração mínima de 0,04 ponto percentual, para 80,78%, ante os mesmos oito meses de 2017. Já são 61,1 milhões de viagens domésticas realizadas no ano, um progresso de 3,87% sobre o ano anterior. Esta variação equivale a quase 2,3 milhões de passageiros transportados a mais do que 2017.

INTERNACIONAL

A demanda por viagens internacionais teve crescimento de 15,72% no mês de agosto em comparação com mesmo mês de 2017. A oferta teve alta de 19,54% e uma baixa de 2,70 pontos percentuais do fator de aproveitamento. A quantidade de passageiros transportados nas operações entre o Brasil e o exterior aumentou 8,95% em agosto, somando 797 mil viajantes. Em valores absolutos, oferta, demanda e volume de passageiros registraram os mais altos níveis históricos em um mês de agosto.

Receba nossas newsletters