Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Avianca investirá 8% a mais que o previsto em seu plano de expansão

Apresentação dos novos investimentos da Avianca; na home: Tarcísio Gargioni e José Efromovich

Apresentação dos novos investimentos da Avianca; na home: Tarcísio Gargioni e José Efromovich


​A Avianca acaba de anunciar a ampliação de seu plano de expansão para 2012. Inicialmente, a companhia iria investir R$ 2,7 bilhões até 2016 em suas operações, agora esse volume recebe um incremento de 8% (cerca de R$ 200 milhões). Essa diferença será para a aquisição de três novas aeronaves – um A319 e dois A320 com capacidade para 132 e 162 passageiros – que serão somadas aos cinco outros jatos A318 já previstos para serem entregues a partir de julho deste ano. Segundo José Efromovich, presidente da Avianca Brasil, a primeira delas (A319) chega em solo brasileiro no próximo mês, já os dois A320 estão previstos para setembro e outubro. “Em um mercado onde esta todo mundo reduzindo sua oferta, a Avianca está crescendo e trazendo novos aviões”, declarou. 


“O plano inicial era trazermos cinco A318 em 2012 e outros cinco em 2013, de uma compra total de 15 aeronaves efetuada em 2011. Mas devido aos excelentes resultados que a companhia tem registrado, com taxas muito acima da média do mercado, optamos por trazer esses três novos Airbus para atender a grande demanda que temos”, disse. De acordo com o presidente, tudo isso é devido a alta ocupação que a companhia vem apresentando. “Chegamos a perder passageiros que querem voa com a Avianca para outras companhias porque não temos assento disponíveis. Nossos voos estão cheiros, alguns com até 90% de sua capacidade”, explicou. 

Com as novas aeronaves, a Avianca aumentará sua malha aérea e inaugurará um novo destino em setembro – Maceió. “Esta era a única capital do Nordeste que não atendíamos com saídas de Brasília e Rio de Janeiro”, contou. Outra novidade em relação a malha é a interligação entre as cidades de Brasília e Natal, a partir de setembro. “Nosso objetivo com os novos jatos é também poder interligar cidades que não atendemos hoje, como é o caso entre Brasília e Natal”, antecipou. Atualmente, a companhia possui 147 voo diários e até o final do ano serão cerca de 200 voos por dia, atendendo um total de 22 cidades. A previsão é que 5,2 milhões de passageiros seja transportados em 2012. 

MK28 – Em relação as antigas aeronaves MK28, o presidente não vê motivos para a sua substituição até 2014. “Essas aeronaves são excelente e atendem bem o seu propósito. Tanto a tripulação quanto os passageiros tem um carinho muito grande por elas. Pelo menos até 2014 não temos intenção de substituí-las. Após esse período, elas passarão por uma avaliação onde será feito um relatório que dirá se é possível que elas entrem em um novo ciclo dentro da empresa ou se devem ser trocadas por novas. No total, a companhia possui 14 MK28 em sua frota. 

Slots – No último leilão da Anac, a Avianca solicitou 14 novos slots de final de semana no aeroporto de Congonhas para atender as rotas do Nordeste e do Sul. Segundo Efromovich, não há previsão de novo leilão para slots durante a semana no aeroporto. “Para compensar a falta de novas posições, substituímos algumas aeronaves por outras de maior capacidade. Com isso, chegamos a uma oferta 30% maior em nossos voos em Congonhas”, declarou. 
Receba nossas newsletters