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Aviação / Fotos

Avianca se despede do último MK-28 de sua frota

Tarcísio Gargioni e José Efromovich com os comandantes Castanho e Reniero do MK-28

Tarcísio Gargioni e José Efromovich com os comandantes Castanho e Reniero do MK-28


Após um processo de dois anos, a Avianca se despediu nesta terça (24) de sua última aeronave Fokker MK-28. A partir de agora a companhia opera apenas modelos da Airbus em sua frota, que somente em 2015 recebeu oito A320 em substituição aos MK-28. Atualmente, são 41 aeronaves dos modelos A318, A319 e A320. Durante o evento de despedida e de homenagem ao avião, José Efromovich, presidente da Avianca, contou um pouco da história da companhia com a aeronave e finalizando as homenagens foi feito um voo sobre os céus de São Paulo com passageiros convidados.

Segundo Efromovich, o momento é triste apesar de ser um importante passo para a companhia. “O MK-28 nos ajudou alavancar a Avianca e torná-la no que ela é hoje. Temos agora uma frota totalmente renovada com aviões mais modernos e eficientes, que geram uma economia de quase 30% nos custos de manutenção”, declarou. O último voo comercial do MK-28 foi operado na última quinta-feira, dia 19 de novembro, sendo o voo de número 9.100 na companhia.

Em todo o mundo foram construídos 278 aeronaves do modelo, sendo que ainda hoje 148 estão em operação em 30 companhias pelo mundo. Desde 1988, quando foi feito o primeiro voo do MK-28 o modelo já registrou mais de 10,5 milhões de horas voadas e quase 800 milhões de passageiros. “Só no Brasil, a Avianca e o MK-28 transportaram 12 milhões de passageiros em quase 200 mil voos em dez anos”, comemorou Efromovich.

De acordo com o presidente, foi em 2008 que a Avianca optou por operar apenas um modelo de aeronave com objetivo de padronizar sua frota e economizar nos custos e o MK foi o escolhido por ser na época o avião mais moderno, seguro e eficiente. “Hoje temos aeronaves muito mais modernas e somente por isso decidimos trocar nossos antigos MK. Com isso, ainda tivemos um incremento de 15% no total de assentos ofertados”, explicou.

Os 15 MK-28 da Avianca na Colômbia foram vendidos para a Qantas, na Austrália, assim como mais duas aeronaves do Brasil. As outras seis que operavam no país estão sendo negociadas com outra companhia. Para 2016 a ideia é manter a frota com os 41 aviões já em operação. “Há a possibilidade de recebermos mais dois A320 no segundo semestre do próximo ano, mas tudo dependerá de como o mercado se comportará. Assim como a abertura de novos destinos, que pode ser um, dois ou nenhum”, finalizou.

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