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Aviação

Avianca solicita novas rotas para o Brasil e destaca cooperação de holding com Gol

Gustavo Esusy, da Avianca para o Brasil, apresentou balanços de 2022 e novidades para 2023 (Foto: M&E)

Gustavo Esusy, da Avianca para o Brasil, apresentou balanços de 2022 e novidades para 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – O gerente comercial da Avianca para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, Gustavo Esusy concedeu ao M&E – na manhã desta terça-feira (13), uma entrevista exclusiva para falar sobre o balanço de 2022 e as expectativas para 2023. De acordo com o executivo, a Avianca tem total intenção de continuar crescendo e expandindo suas operações no Brasil.

Em 2022, a companhia inaugurou 21 novas rotas – com um destaque para o crescimento da operação de São Paulo e expansão para o Rio desde o começo do ano. Para 2023, a companhia já anunciou e está comercializando um voo direto para o caribe colombiano, ligando Cartagena à São Paulo, 3 vezes por semana, a partir do dia 11 de janeiro.

“Já solicitamos e queremos o direito de rota para operar Manaus e Bogotá e Belo Horizonte e Bogotá, mas a Abra com certeza vai trazer novas oportunidades para nós e melhorar as eficiências em termos de custo

“Isso irá facilitar a vida do brasileiro para chegar ao Caribe e ainda melhor, um caribe sem visto, com voo direto. Os voos saem do Brasil de madruga e chegam antes de meio dia, um tempo de voo estimado em 6h40, a bordo do A320. Começamos a vender, por volta de outubro, e foi muito bem aceito pelos operadores brasileiros – o brasileiro já ia à Cartagena através de Bogotá, as vezes conjugando destinos – o que faltavam era a ligação direta e agora eles terão”, afirmou Esusy.

Também em janeiro de 2023, a holding entre a Gol e a Avianca, a Abra – que já foi aprovada, deve ter suas operações iniciadas, restam apenas detalhes de caráter financeiro a serem resolvidos. De acordo com Gustavo, na prática isso significará ainda mais força ao mercado brasileiro.

“Independente da Abra, temos intenção de crescimento no Brasil – isso é uma realidade. Nós já solicitamos e queremos o direito de rota para operar Manaus e Bogotá e Belo Horizonte e Bogotá, mas a Abra com certeza vai trazer novas oportunidades para nós e melhorar as eficiências em termos de custo, e em breve ter uma cooperação entre as empresas”, explicou.

O gerente comercial também aproveitou para agradecer aos parceiros do trade que fizeram deste ano um sucesso e anunciar que irá continuar estreitando relações no próximo ano. “Nós trabalhamos com todos os parceiros de trade muito de perto – queremos sempre ter a melhor oferta ao cliente através do parceiros – o passageiro escolhe como quer viajar e sua melhor oferta e isso é um diferencial. O trade nos apoiou durante toda a retomada da pandemia, consolidando nossa nova estratégia, adaptando as mudanças e acolhendo ela – essa mensagem de agradecimento da nossa equipe para o trade é muito importante”, afirmou Gustavo.

Melhorias operacionais

avianca

O ano de 2022 ficou marcado por muitas mudanças para a companhia (Divulgação)

O ano de 2022 ficou marcado por muitas mudanças para a companhia. “Foram muitas novidades, porém decisões muito importantes para a empresa. Anunciamos novas rotas, reconfiguramos aviões, melhorias no nosso atendimento. Buscamos sempre eficiência operacional – e hoje temos um produto mais flexível para o cliente, uma rede mais robusta e oferta de preços competitivos”, disse Esusy.

“Como parte da nova estratégia da empresa, simplificamos a nossa frota ficando com 2 tipos de aviões, os Boeing 787 dreamlinears e aeronaves A320 de um corredor. Simplificamos as propostas de tarifas nas Américas também – oferecendo 4 tamanhos para as américas – e mantendo 5 para Europa. Estamos no processo de reconfiguração dos A320 que vão oferecer até 20% a mais capacidade. 65% da frota foi remodelada e oferece 3 tipos de poltrona (premium – plus e os economy). Este processo teve inicio no começo do ano e tem se sucedido. Nosso atendimento melhorou muito no call center – passando de 60 a 78% de chamadas respondidas em segundos, melhorando a experiência do cliente e por fim também tivemos uma redução no tempo de reembolsos que era uma reclamação da indústria – melhoramos muito este processo diminuindo os tempos para até no máximo 30 dias”, concluiu o diretor.

Para resumir o ano, Gustavo define as estratégias da empresa como: eficiência operacional, produto mais amigável e simples aos passageiros, e opção de adicionar os produtos que ele [o cliente] quer na hora da compra. Para o próximo ano, as estratégias se mantém e a empresa irá trabalhar a segmentação do público e a parceria com o trade cada vez mais.

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