Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul: “Abear representa interesse de duas companhias”

John Rodgerson e Eduardo Sanovicz

Azul, do presidente John Rodgerson, criticou atuação da Abear, do presidente Eduardo Sanovicz

Em nota publicada na última quinta-feira (13), a Azul criticou a atuação da Associação das Empresas Aéreas Brasileiras (Abear), afirmando que a entidade “representa principalmente o interesse de duas companhias”, se referindo a Gol e Latam. A Azul destacou a concentração de 95% das operações em Congonhas entre as duas companhias como um fator prejudicial.

A disputa de espaço em Congonhas foi justamente um dos fatores que levaram a Azul a anunciar sua saída da Abear no início de maio. A empresa reagiu ao novo plano de recuperação judicial da Avianca, arquitetado pela gestora Elliot com Gol e Latam, que impedia a possibilidade de uma terceira companhia criar uma operação regular na ponte aérea Rio/São Paulo.

Confira nota na íntegra:

“A Azul, companhia aérea brasileira líder em destinos servidos no país, relembra que não faz mais parte da associação do setor, a Abear, que representa principalmente o interesse de duas companhias, que concentram mais de 95% das operações em Congonhas. Ao contrário do que a associação diz, a concentração de rotas não traz vantagens ao consumidor. Desde a saída da Avianca da ponte aérea, o preço das passagens daquele mercado subiu em 64%, aponta a Abracorp. A Azul está certa de que os órgãos reguladores serão capazes de manter a segurança jurídica e ao mesmo tempo ampliar a concorrência, favorecendo os consumidores brasileiros.”

Receba nossas newsletters