Após meses de disputa por um espaço na ponte aérea Congonhas/Santos Dumont, a Azul anunciou o início das operações para o próximo dia 29. Mais do que marcar a entrada da companhia na rota mais movimentada do país, a data é estratégica por estar no período de obras do Santos Dumont, o que pode fazer com que a Azul seja a única a operar voos entre os dois aeroportos.
As obras, previstas para acontecer entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro, interditarão a pista principal do aeroporto, que tem uma extensão de 1.323 metros. No período estará disponível apenas a pista auxiliar, que conta 1.260 metros, 63 metros a menos que a principal.
Além de menos espaço, a pista auxiliar também tem restrições de peso e tamanho de aeronaves, o que impede pousos e decolagens de equipamentos como o Airbus A319, utilizado pela Latam na Ponte Aérea, e o Boeing 787-800, utilizado pela Gol. Ambas as aeronaves não estão homologadas para operar na pista auxiliar.
Já a Azul conta com dois modelos de aeronaves autorizadas a operar na pista, o ATR-72 e o Embraer E195, com o qual realizará a ponte aérea neste início de operação. Outro modelo autorizado para a pista é o Boeing 737-700, modelo cujo qual a Gol possui 24 aeronaves, de acordo com o balanço do 2º trimestre. A companhia, no entanto, anunciou na última semana que todas as suas operações no aeroporto serão transferidas para o Galeão. A Latam é a única sem alternativas por não contar com aeronaves menores que o A319.