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Aviação

Azul deve ser a única na Ponte Aérea durante obras no Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

Após meses de disputa por um espaço na ponte aérea Congonhas/Santos Dumont, a Azul anunciou o início das operações para o próximo dia 29. Mais do que marcar a entrada da companhia na rota mais movimentada do país, a data é estratégica por estar no período de obras do Santos Dumont, o que pode fazer com que a Azul seja a única a operar voos entre os dois aeroportos.

As obras, previstas para acontecer entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro, interditarão a pista principal do aeroporto, que tem uma extensão de 1.323 metros. No período estará disponível apenas a pista auxiliar, que conta 1.260 metros, 63 metros a menos que a principal.

Além de menos espaço, a pista auxiliar também tem restrições de peso e tamanho de aeronaves, o que impede pousos e decolagens de equipamentos como o Airbus A319, utilizado pela Latam na Ponte Aérea, e o Boeing 787-800, utilizado pela Gol. Ambas as aeronaves não estão homologadas para operar na pista auxiliar.

Já a Azul conta com dois modelos de aeronaves autorizadas a operar na pista, o ATR-72 e o Embraer E195, com o qual realizará a ponte aérea neste início de operação. Outro modelo autorizado para a pista é o Boeing 737-700, modelo cujo qual a Gol possui 24 aeronaves, de acordo com o balanço do 2º trimestre. A companhia, no entanto, anunciou na última semana que todas as suas operações no aeroporto serão transferidas para o Galeão. A Latam é a única sem alternativas por não contar com aeronaves menores que o A319.

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