Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Azul e Webjet recebem autorização para operar em Congonhas só nos finais de semana (veja fotos)

.

.

A Azul e a Webjet já podem iniciar suas operações na Ponte Aérea entre Rio e São Paulo; a partir de Congonhas. Mas de acordo com o sorteio realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil elas só poderão operar nos finais de semana. Dos 355 slots a Azul ficou com 8 e a Webjet com 18. Além delas a NHT também foi contemplada com 28 slots; dos quais 10 durante a semana.

A autorização foi dada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil durante audiência pública para sorteio dos slots em Brasília. A Tam ficou com 54 slots e a Gol com 56. Além delas a Oceanair recebeu 38 slots e a NHT um total de 28 slots.

A audiência; comandada pelo diretor da Anac; Marcelo Guaranys; foi realizada depois que Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Agência promoveu a distribuição do total de 355 slots; iniciada no dia 3 de fevereiro; e interrompida por decisão judicial. Seis empresas concorreram aos slots: NHT; Webjet; Azul; OceanAir; Gol/Varig e Tam.

A OceanAir; que já opera em Congonhas; vai ampliar em quase 30% sua participação naquele aeroporto: serão 38 novos slots; incluindo 10 para uso de segunda a sexta-feira (atualmente; a empresa opera 132 pousos e decolagens no aeroporto paulistano). A TAM vai somar 54 slots aos autuais 1.404 horários (crescimento inferior a 4%) e a Gol; que opera hoje 1.448 pousos e decolagens em Congonhas; terá mais 56 (aumento também menor do que 4%).

Entre os 61 slots operados pela Pantanal; 40 eram de dias de semana. Marcelo Guaranys garantiu que não haverá  alteração no número de movimentos em Congonhas; que é de 30 pousos ou decolagens por hora desde julho de 2007; por decisão do Governo Federal. Segundo ele dos 355 slots; 153 não foram distribuídos em função dos dias e horários disponíveis já que não houve interesse por parte das empresas participantes.

Os que não foram escolhidos – 88 horários aos sábados e 65 aos domingos – continuarão em poder da Anac e a diretoria irá avaliar a possibilidade de deixá-los livres; ou seja; qualquer empresa interessada poderá solicitar esses horários quando houver demanda.

Alberto Fajerman; diretor de Relações Institucionais da Gol afirmou que os novos horários da Gol nos finais de semana serão direcionados para os voos rumo ao Nordeste.

Marcelo Guaranys

Receba nossas newsletters