Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Azul registra lucro líquido de R$ 1,2 bilhão em 2019

John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas (Foto: Eric Ribeiro)

John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas (Eric Ribeiro/M&E)

A Azul Linhas Aéreas acaba de divulgar os seus resultados do quarto trimestre de 2019, quando obteve um lucro líquido ajustado de R$ 782,8 milhões. Se computado todo o ano passado, a companhia apresenta um lucro líquido ajustado de R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 34% em relação a 2018. O EBITDA ajustado aumentou 61,8%, também chegando aos R$ 1,2 bilhão, com margem de 37,8% no 4T19. Em 2019, o crescimento foi de 34% no EBITDA ajustado, que totalizou R$ 3,6 bilhões.

Untitled

Dados divulgados pela Azul nesta quinta-feira (12)

“Entregamos uma expansão da nossa margem operacional, junto com uma sólida estratégia de crescimento. Continuamos a transformar nossa frota com a adição de 26 aeronaves de nova geração em nossa malha, encerrando o ano com 47 aeronaves deste tipo em operação, que representaram 42% de nossa capacidade anual. Até o final de 2022, esperamos que toda a nossa frota de aeronaves narrowbody seja de nova geração, resultando em uma redução significativa de custo e de consumo de combustível, o que coloca a eficiência de nossa frota à frente de nossos concorrentes”, diz o comunicado enviado ao mercado.

Demanda e oferta

Em 2019, a demanda de passageiros aumentou 24%, segundo a companhia devido à força da malha e a um cenário macroeconômico mais positivo. A receita unitária por passageiros (RASK) aumentou 3,4%. A oferta, por sua vez, cresceu 22%. O custo unitário cresceu 0,8%. A tarifa média avançou 5,1% e o número de passageiros transportados foi de 27,6 milhões, 19,7% mais do que em 2018.

Tudo Azul

Outro ponto importante apontado nos resultados é o programa de fidelidade TudoAzul, que teve um aumento no faturamento bruto de 31% em relação ao ano anterior, contando com 12 milhões membros ao final do ano. No 4T19, o faturamento do TudoAzul aumentou 41% na comparação anual.

Coronavírus

“Manteremos nosso plano de expansão de margem e crescimento sustentável em todos os segmentos do negócio ao longo dos próximos anos. Estamos monitorando o impacto do Covid-19 na economia brasileira e já estamos atuando de forma tempestiva para mitigar os efeitos negativos causados pelo alastramento do vírus. Sabemos lidar com desafios gerados por fatores fora de nosso controle, e temos orgulho do desempenho de nossos Tripulantes e de nosso foco no cliente”, diz o comunicado da Azul.

Receba nossas newsletters