Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Coronavírus: Azul suspende rotas internacionais, fecha bases e anuncia outras medidas

John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas

John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas

Em virtude do impacto econômico provocado pela pandemia de coronavírus (Covid-19), a Azul anunciou medidas emergenciais que incluem desde a suspensão de rotas, redução de demanda, fechamento de bases e suspensão de entrega de aeronaves. As ações constam em comunicado aos investidores divulgado nesta segunda-feira (16).

A partir de hoje, todos os voos internacionais, exceto os que partem de Viracopos, em Campinas, serão suspensos. A companhia reduzirá a capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação se normalize.

Em função da queda na demanda gerada, a Azul também suspenderá as operações em algumas de suas bases. A companhia ressalta que já está em contato com os clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos. De 21 de março a 30 de junho, fecha a base de Bariloche. E de 23 de março a 30 de junho, as seguintes: Lages, Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Araxá, Valença, Feira de Santana, Paulo Afonso e Parnaíba.

“Embora nossa principal prioridade continue sendo a saúde e a segurança de nossos tripulantes e clientes, continuamos focados no ajuste da capacidade de acordo com a variação na demanda e na preservação de nossa posição de caixa durante esse período desafiador. Encerramos 2019 como uma das companhias aéreas mais rentáveis do mundo. Nossa forte posição de liquidez, combinada com a experiência e dedicação de nossa equipe, me dá confiança de que sairemos desta crise muito mais fortes como aérea”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Além do cancelamento de voos, a Azul está implementando várias medidas para reduzir o custo fixo de suas operações, que representa em torno de 40% do total de custos e despesas operacionais da companhia. Entre essas medidas estão a redução dos salários de executivos em 25%, suspensão de contratações, adiamento do pagamento de participação no lucros e resultados, suspensão de viagens a trabalho, estacionamento de aeronaves e suspensão da entrega de novas aeronaves.

A companhia também iniciou um programa de licença não-remunerada e já conta com 600 pedidos de adesão.

Receba nossas newsletters