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Aviação / Turismo em Dados

Azul e United têm os menores índices de reclamações no segundo trimestre

O número de reclamaçõs em relação às empresas aéreas no portal Consumidor.gov.br teve uma queda de 37,4% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. De abril a junho, foram registradas 23.307 reclamações em relação às empresas que transportaram 22.177.208 (99,97%) dos passageiros pagos do período. Isso representa o registro de 105,1 reclamações a cada 100 mil passageiros.

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Reclamações entre as maiores companhias aéreas (Reprodução/Anac)

Entre as maiores companhias brasileiras, a Azul foi a empresa que apresentou o menor índice de reclamações no 2º trimestre deste ano (45,8 reclamações a cada 100 mil passageiros) e o melhor desempenho na solução de problemas: o maior índice de solução de reclamações (91,7%) e o maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,2 em uma escala de 1 a 5). A Gol foi a empresa que apresentou o menor tempo médio de resposta (2,2 dias).

Entre as maiores estrangeiras, a United foi a companhia com menor índice de reclamações por 100 mil passageiros (68,7). Já o maior índice de solução de problemas ficou com a Copa Airlines (71,9%). A American Airlines apresentou o maior índice de satisfação (2,8) e o menor tempo médio de resposta (4,2 dias).

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Ranking entre as maiores companhias (Reprodução/Anac)

Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que publicou o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, com dados de reclamações dos passageiros no 2º trimestre. O documento apresenta dados de quantidade de reclamações registradas por consumidores no Consumidor.gov.br, de desempenho das empresas aéreas na solução de problemas e os principais motivos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos.

TEMAS RECLAMADOS – O tema mais reclamado pelos consumidores no período foi reembolso, com 30,34% das queixas. Alteração de contrato pelo passageiro (22,36%) e oferta e compra (17,10) fecham o ranking dos assuntos com maior número de registros na plataforma de abril a junho deste ano. Assistência ao passageiro com necessidade de assistência especial (PNAE) foi o tema com menor quantidade de reclamações – 0,38%.

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Temas de maior reclamação (Reprodução/Anac)

DESEMPENHO NA SOLUÇÂO DE PROBLEMAS – Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas
apresentaram no trimestre um índice de solução de 76,6% (2,3% abaixo do apurado no mesmo período do ano anterior). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,1 – em uma escala de 1 a 5. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4,7 dias.

ALITALIA E IBERIA – Além das empresas que mais transportaram passageiros no período (e que, por isso, foram destacadas nas informações acima), chamam atenção ainda os números da Alitalia e da Ibéria, 2ª e 3ª empresas estrangeiras mais reclamadas no Consumidor.gov. br. No período, a Ibéria apresentou um total de 744,9 reclamações a cada 100 mil passageiros. E a Alitalia, por não estar mais em operação, não pôde ter esse indicador calculado.

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