A Boeing estima um crescimento contínuo a longo prazo no transporte aéreo de carga. De acordo com a empresa, este tipo de transporte aumentará em média 4% ao ano até 2043. Essas projeções estão incluídas na Previsão Global de Transporte Aéreo de Carga (WACF, na sigla em inglês) da Boeing 2024, uma visão geral bienal e de perspectivas de longo prazo para esta indústria.
“Como a forma mais rápida e confiável de mover mercadorias, o crescimento sustentado do transporte aéreo de carga trouxe a indústria de volta à sua tendência de longo prazo”, disse Darren Hulst, vice-presidente de Marketing Comercial da Boeing. “Haverá muitos fatores que impulsionarão a demanda por cargueiros nos próximos 20 anos, incluindo a expansão dos mercados emergentes e o crescimento global na manufatura e no comércio eletrônico.”
WACF 2024
De acordo com o relatório, a frota global para o transporte aéreo de carga deve aumentar para 3.900 aeronaves até 2043, um aumento de dois terços em relação a 2.340 cargueiros em 2023. Impulsionada pela demanda em mercados asiáticos de alto crescimento, a frota de cargueiros grandes e de fuselagem larga deve quase dobrar.
Quase metade das entregas de produção e conversão substituirá cargueiros que estão se aposentando por modelos
mais capazes e eficientes em termos de combustível — devido às necessidades recentes do mercado, muitos jatos mais antigos permanecem em operação.
Movimentações regionais
Os mercados do Leste e do Sul da Ásia verão o maior crescimento de tráfego por ano, impulsionados pela expansão das economias e pela demanda do consumidor. Com a frota da Ásia-Pacífico prevista para quase triplicar, as transportadoras dessa região precisarão do maior número de entregas (980), seguidas de perto pela América do Norte (955). Essas duas regiões representarão mais de dois terços das entregas globais.
O mercado doméstico de transporte aéreo de carga da Índia deve quase quadruplicar à medida que as redes expressas e de comércio eletrônico se expandem.
Previsão para transportadoras expressas
As transportadoras expressas atenderão um quarto do mercado de transporte aéreo de carga (aumentando de 18% atualmente), e estão preparadas para crescer mais rapidamente do que a média da indústria devido ao papel crescente na distribuição de comércio eletrônico e à expansão das redes expressas em mercados emergentes.