Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Brasil chegará a 743 voos diários até o fim do mês; 31% do pré-pandemia

Aeroporto de Congonhas

São Paulo representa atualmente 33% das decolagens diárias no país

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que o Brasil deve chegar a uma média de 743 voos diários na última semana de agosto.

Apesar de uma recuperação significativa na oferta em relação aos últimos meses, o número representa apenas 31% do número de frequências operados no pré-pandemia quando a média era de 2,4 mil voos diários.

O levantamento da ABEAR também mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), em junho, está no seu menor nível em duas décadas, com queda de 85% em relação ao mesmo mês de 2019.

Doméstico- média diária semanal de partidas (Fonte- ANAC. Elaboração- ABEAR)

Doméstico- média diária semanal de partidas (Fonte- ANAC. Elaboração- ABEAR)

Voos por UFs                  

No cenário atual, tendo como base esta semana, a operação da aviação regular atende a 93 aeroportos em todo o país, 59 a menos que no início de março, quando o país contava com operações regulares em 152 aeroportos. A média desta semana é de 650 voos diários, com destaque para São Paulo, com 216, 33% do total. Rio de Janeiro e Distrito Federal compartilham a segunda colocação, com 57 voos diários. Estados como Acre e Amapá contam com apenas dois voos diários, enquanto Roraima tem apenas um.

 

Média de partidas diárias por UF

(Fonte- ANAC. Elaboração- ABEAR)

Receba nossas newsletters