Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política / Turismo em Dados

Brasil vai superar os 140 milhões de passageiros aéreos por ano até 2026, diz ministro

14e46d1f 29b0 4129 92a2 6f8a2487acf6 Brasil vai superar os 140 milhões de passageiros aéreos por ano até 2026, diz ministro

Silvio Costa Filho discursa no evento Airport National Meeting (Vosmar RosA/MPor)

O Aeroporto Internacional de Brasília sediou o Airport National Meeting (ANM 2023), evento promovido pela Aeroportos do Brasil, associação representativa de todos os aeroportos federais concedidos. Seus associados controlam 59 aeroportos, responsáveis por mais de 90% da movimentação de passageiros e 98% da carga aérea transportada no país. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve presente e realizou a abertura oficial do evento.

Segundo dados do Anuário do Transporte Aéreo 2022, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2022, foram realizados 831 mil voos, somados os mercados doméstico e internacional, representando um aumento de 39% em relação a 2021. Ainda somando os mercados, aproximadamente 98 milhões de passageiros foram transportados.

“Até 2026, nós vamos chegar a mais de 140 milhões de passageiros no país. Isso será fundamental para o fortalecimento dos nossos aeroportos, mas também da nossa economia”

Silvio Costa Filho reforçou a recuperação da economia brasileira no setor aéreo no período pós-pandemia. “Até 2026, nós vamos chegar a mais de 140 milhões de passageiros no país. Isso será fundamental para o fortalecimento dos nossos aeroportos, mas também da nossa economia”, disse o ministro.

O ministro destacou ainda que o novo PAC contribuirá ainda mais para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais. Na última década, a indústria aeroportuária investiu mais de R$ 25 bilhões em melhorias e modernização da infraestrutura dos aeroportos no Brasil. “Isso representa o crescimento das exportações, estabilidade econômica, estabilidade das nossas instituições”, disse.

Governo pretende chegar a 180 rotas aéreas

Infraero SDU santos dumont aeroporto Brasil vai superar os 140 milhões de passageiros aéreos por ano até 2026, diz ministro

Governo quer o fortalecimento da aviação regional por meio da requalificação de 116 aeroportos (Divulgação/Infraero)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já tinha destacado recentemente os principais projetos que estão em desenvolvidos e implementados nos próximos meses pelo Governo Federal nas áreas de portos, aeroportos e hidrovias. Silvio fez um balanço sobre a atual infraestrutura dos aeroportos brasileiros e destacou que os terminais se modernizaram e estão preparados para ampliar suas operações e receber cada vez mais turistas.

Uma dessas ações é o fortalecimento da aviação regional por meio da requalificação de 116 aeroportos. Outro ponto importante indicado por Costa Filho é o aumento da oferta de serviços aéreos, que se dará por meio da ampliação de rotas. “Atualmente, temos 152 destinos e pretendemos ampliar para pelo menos 180 rotas”, indicou o ministro. Além disso, o ministro acredita que a aviação comercial terá crescimento de 10% neste ano.

Receba nossas newsletters