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Aviação

Cepta alerta para falta de investimentos e diz que setor prevê caos aéreo em 2012

O ano de 2012 poderá ser o mais caótico da história do transporte aéreo brasileiro; caso as obras de infraestrutura aeroportuárias não sejam implementadas. O alerta foi dado ontem por meio de uma nota oficial divulgada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e e Políticas em Transporte Aéreo reproduzindo declarações de representantes do setor e publicadas na mídia .

A nota destaca declarações do presidente da Gol Linhas Aéreas; Constantino de Oliveira Junior; onde afirma que é crítica a infraestrutura de terminais e de tráfego aéreo; principalmente nos aeroportos de São Paulo. “Até há pouco tempo a demanda era considerada inelástica; ou seja; as tarifas sofriam repasses da
ineficiência do sistema. Agora; com o estímulo da demanda o preço virou um regulador e com os limites dos aeroportos sendo alcançados mais rapidamente é necessário que os investimentos acompanhem essa trajetória”; ressaltou o executivo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que a partir de 2012 as tarifas devam sofrer reajustes importantes se a infraestrutura não for equacionada. E para diminuir o impacto de preços ao longo deste ano e de 2011; a agência vai limitar os voos em alguns aeroportos no país.

Segundo a presidente da Anac; Solange Vieira; essa medida será tomada para que as companhias se programem e possam dar mais qualidade ao sistema atual.  “Nesse ano; a falta de infraestrutura não será a razão para o reajuste de tarifas. Hoje; há espaço para as companhias crescerem; considerando as taxas de ocupação médias das aeronaves; que giram em torno de 65%. Ao final de 2011; os aviões poderão decolar com até 100% de sua capacidade. A partir de então; a
ineficiência na infraestrutura poderá sim pressionar os preços das passagens aéreas”; disse Solange Vieira. 

 “Quando não se tem infraestrutura as tarifas vão para as alturas e é isso que queremos impedir. Vamos limitar os aeroportos para não vivermos novamente o
caos aéreo de alguns anos atrás.” Pelo projeto da Anac; além de Congonhas e Guarulhos; os aeroportos de Confins; Brasília; Salvador; Fortaleza; Cuiabá e Viracopos (Campinas) terão limite de operações por hora.

Segundo Solange Vieira; essas medidas serão tomadas durante o horário de pico; que hoje é de quatro horas. “Esses terminais hoje já operam quase saturados e se nada for feito; até 2012 chegarão no limite do sistema.  Por isso; o projeto
prevê a redução do horário de pico de quatro para duas horas; assim não haverá novos slots (espaços de decolagens e pousos) nesse intervalo”; explicou a presidente da Anac.

A medida foi recebida com preocupação pelas estreantes no mercado aéreo brasileiro. O presidente da Azul Linhas Aéreas; Pedro Janot; disse que isso pode ser um limitador do crescimento. “O desafio da falta de infraestrutura é grande e muito maior para as companhias entrantes. O problema não é para a Copa do Mundo ou para as Olimpíadas; deve ser resolvido agora. Temos que achar uma solução
para não prejudicar as empresas que hoje concorrem no mercado brasileiro”; afirmou Janot.

O presidente da TAM Linhas Aéreas; Líbano Barroso; afirmou que; para driblar a falta de infraestrutura e estimular a demanda; as companhias áreas devem ser criativas e audaciosas.  “Os desafios estão na mesa e nos compete resolvê-los da melhor maneira possível . Caminhamos para a maturidade do setor e isso nos dá a posição de cooperar nas decisões que impactam o sistema”; disse Barroso.

Questionada sobre investimentos em aeroportos pelo Brasil Econômico; a Infraero listou 12 aeroportos que devem receber investimentos até 2014.  Todos os que foram citados por Solange Vieira constam da lista; mas em obras de reforma e ampliação de terminal de passageiros.  Apenas o de Confis inclui nova pista de pouso e decolagem e pátio de aeronaves.

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