Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Changi pede prazo ao governo federal para decidir futuro do Galeão

Ful3VYcWIAIfbxM Changi pede prazo ao governo federal para decidir futuro do Galeão

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, em entrevista ao lado de Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Claudio Castro, governador do RJ (Sérgio Francês)

Depois de receber o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em Brasília, na última terça-feira (25), para tentar resolver o impasse que acabou criando um desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que afirmou haver um consenso de que o Galeão é crucial para o país, se reuniu com a equipe da Changi Airport, a concessionária que administra o aeroporto internacional do Rio.

E, de acordo com informações do jornal Valor, a reunião com a Changi Airport foi encerrada sem definição. A concessionária, no entanto, pediu um prazo de até 10 dias para avisar ao governo federal se tende a manter seus investimentos ou devolver o terminal. Ainda segundo o Valor, durante a reunião realizada na última quarta-feira (26), o ministro apresentou a Alexandre Monteiro, CEO do RIOgaleão, as propostas do governo para tentar viabilizar a ampliação do movimento no aeroporto.

Já de acordo com o Poder 360, Márcio França disse que o governo demonstrou interesse em manter a operação com a Changi, mas, para isso acontecer, a empresa terá que voltar a pagar a outorga pela concessão do aeroporto internacional, e o governo federal não tem poderes para reduzir esses valores. “De nossa parte, temos todo interesse que ela ficasse, mas ela tem de ficar pagando. Não temos a competência de isentar desse valor”, disse, em entrevista ao portal Poder 360, Márcio França.

Segundo o Valor, o objetivo de França era que a empresa oficializasse a sua intenção de desistir da proposta de devolução do Galeão, o que não ocorreu. Monteiro pediu um prazo de até dez dias para analisar as propostas, que devem ser levadas ao comando da Changi, que tem sede em Singapura.

Na terça (25), estado e município apresentaram estudos e proposta relacionados a operação do Aeroporto do Galeão. O material agora será analisado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Um novo encontro entre o ministro e os representantes do Governo do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio já está marcado e acontecerá no próximo dia 16 de maio, em Brasília.

Receba nossas newsletters