Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

RJ apresenta proposta para retomar protagonismo do Galeão ao ministro Márcio França

Ful3VYcWIAIfbxM RJ apresenta proposta para retomar protagonismo do Galeão ao ministro Márcio França

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, em entrevista ao lado de Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Claudio Castro, governador do RJ (Sérgio Francês)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, estiveram em Brasília, nesta terça-feira (25), para tentar resolver o impasse que acabou criando um desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão. Eles foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que, por sua vez, afirmou haver um consenso de que o Galeão é crucial para o país e que as três esferas irão trabalhar juntas para encontrar uma solução para o terminal.

Na ocasião, Estado e Município apresentaram estudos e proposta relacionados a operação do Aeroporto do Galeão. Agora, o material desenvolvido será analisado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Um novo encontro entre o ministro e os representantes do Governo do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio já está marcado e acontecerá no próximo dia 16 de maio, em Brasília.

“Foi produtiva a conversa com Claudio Castro e Eduardo Paes. Estado e Município apresentaram uma proposta para retomar o protagonismo do Galeão. Vamos analisá-la. disse Márcio França. “Amanhã, conversaremos com a Changi, que detém a concessão. Precisamos desse compromisso da concessionária, porque existe um consenso: o Galeão é crucial para o País”, completou o ministro de Portos e Aeroportos.

Leia também:
Eduardo Paes cita ‘desrespeito ao Rio’ em situação envolvendo Santos Dumont e Galeão
Recuperação do Galeão é benéfica para o turismo brasileiro, diz Freixo
Rio perde R$ 4,5 bilhões com desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão, diz Firjan
Galeão está subutilizado e Santos Dumont opera acima da capacidade máxima, diz ministra
Governo quer exigir condições para limitar capacidade do SDU e recuperar o Galeão
Solução para o Galeão seria restringir SDU em 6 milhões de passageiros por ano, diz Paes
Galeão sofre com falta de conectividade doméstica e de voos internacionais para se reerguer

A recuperação do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão é uma prioridade dos governos municipal, estadual e federal. Conta com o apoio de importantes entidades do setor, como a própria Embratur. Mas, para que o terminal internacional do Rio de Janeiro volte a receber mais voos nacionais e internacionais, é preciso que haja um equilíbrio na movimentação de aeronaves e passageiros no Aeroporto Santos Dumont. E a primeira ideia que surgiu é limitar a capacidade do SDU.

Receba nossas newsletters