Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Governo quer exigir condições para limitar capacidade do SDU e recuperar o Galeão

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, por sua vez, sugeriu a criação de um hub regional no Galeão para criar justamente uma coordenação entre os dois aeroportos da cidade

galeão

Ministério de Portos e Aeroportos estaria disposto a fixar um máximo de 9 milhões de passageiros processados por ano no Santos Dumont (Divulgação/Infraero)

A recuperação do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão é uma prioridade dos governos municipal, estadual e federal. Conta com o apoio de importantes entidades do setor, como a própria Embratur. Mas, para que o terminal internacional do Rio de Janeiro volte a receber mais voos nacionais e internacionais, é preciso que haja um equilíbrio na movimentação de aeronaves e passageiros no Aeroporto Santos Dumont. A ideia, portanto, é limitar a capacidade do SDU.

Porém, o governo federal quer exigir condições da Prefeitura do Rio e do Governo do RJ para viabilizar a retomada do Galeão. De acordo com o jornal O Globo, o Ministério de Portos e Aeroportos estaria disposto a fixar um máximo de 9 milhões de passageiros processados por ano no Santos Dumont, o que acontecia antes da pandemia. Mas, para isso, os governos municipal e estadual teriam que criar ambientes mais propícios para este investimento.

“Que tal tratarmos de assuntos sérios, como por exemplo coordenar os dois aeroportos e criar um hub regional no Galeão?” – diz Eduardo Paes.

De acordo com o jornal, para que o governo federal atuasse diretamente no fortalecimento do Galeão, o Governo do Estado teria que reduzir ainda mais ICMS do QAV, que hoje é de 7%, para que as companhias entrem num acordo a fim de transferir até 40% de seus voos do SDU para o Tom Jobim. Já a contrapartida exigida à Prefeitura do Rio é a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) justamente para movimentar o Galeão com a abertura de novas lojas.

Leia também:
Eduardo Paes cita ‘desrespeito ao Rio’ em situação envolvendo Santos Dumont e Galeão
Recuperação do Galeão é benéfica para o turismo brasileiro, diz Freixo
Rio perde R$ 4,5 bilhões com desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão, diz Firjan
Galeão está subutilizado e Santos Dumont opera acima da capacidade máxima, diz ministra

Se depender do prefeito Eduardo Paes, o ISS será reduzido. Em um post nas redes sociais, Eduardo Paes criticou a decisão por se tratar de “desculpas para enrolar a negociação” com uma proposta “ridícula e sem sentido”. Disse ainda que o número certo para o Santos Dumont é 6 milhões de passageiros ao ano. Por fim, ainda sugeriu ao governo federal a criação de hub regional no Galeão.

“Já afirmo que ACEITO REDUZIR o ISS. Agora não venham com essa conversa de 9 milhões de passageiros no Santos Dumont. O número é próximo de 6 milhões – e eles sabem disso! Que tal tratarmos de assuntos sérios, como por exemplo coordenar os dois aeroportos e criar um hub regional no Galeão?”, disse Eduardo Paes, em suas redes sociais.

Receba nossas newsletters