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Aviação / Política

Santos Dumont terá sua capacidade limitada para ‘retomar protagonismo’ do Galeão

santos dumont galeão

Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que haverá redução do movimento no SDU justamente para fomentar o RIOgaleão (Divulgação/RIOgaleão)

A cidade do Rio de Janeiro tem dois grandes aeroportos. O Santos Dumont, terminal responsável por grande parte do movimento aéreo doméstico, com destaque para a ponte aérea de/para Congonhas, e o Galeão, terminal internacional que liga o Rio de Janeiro com o mundo. Se por um lado, o Santos Dumont segue saudável e recebendo cada vez mais operações, o Galeão, por outro, é pauta dos governos municipal, estadual e federal justamente pela sua ociosidade.

No começo do ano, os três governos se reuniram para encontrar caminhos de uma recuperação do terminal. Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a retomada do aeroporto é estratégica para o turismo internacional e, por consequência, para a economia do Rio de Janeiro e do Brasil. Segundo Freixo, em fala dita em janeiro, a situação atual do terminal é de abandono, por uma situação específica da cidade.

“O Rio de Janeiro tem dois aeroportos grandes, que não podem ser competitivos, e sim complementares”

“O Rio de Janeiro tem dois aeroportos grandes, que não podem ser competitivos, e sim complementares. O Santos Dumont recebe 9 milhões de passageiros por ano, já está no seu máximo, enquanto o RIOgaleão recebe apenas voos internacionais. Temos que dar condições do terminal ter mais voos, mais malha para chegar a outros lugares, o que é fundamental para a recuperação também da indústria do Rio, por conta das cargas, e para a chegada de turistas internacionais”, disse Freixo.

SDU 4 Santos Dumont terá sua capacidade limitada para 'retomar protagonismo' do Galeão

Infraero, responsável pelo Santos Dumont, revisou a capacidade do terminal de 9,9 milhões para 15,3 milhões de passageiros por ano (Divulgação/Infraero)

Nesta semana, por outro lado, a Infraero, responsável pelo Santos Dumont, revisou a capacidade do terminal de 9,9 milhões para 15,3 milhões de passageiros por ano, ou mais 54,5%, de acordo com o jornal O Globo. E nesta sexta-feira (7), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que, por outro lado, haverá uma redução do movimento no aeroporto carioca este ano, em postagem na rede social Twitter, justamente para “retomar o protagonismo” do RIOgaleão.

Nós vamos retomar o protagonismo do Galeão! Esse é um compromisso nosso demonstrado desde o início do Governo Lula

Nós vamos retomar o protagonismo do Galeão! Esse é um compromisso nosso demonstrado desde o início do Governo Lula. Cabe esclarecer que a Secretaria de Aviação Civil está elaborando estudos com possíveis soluções para ampliar o número de passageiros no aeroporto. As possibilidades serão apresentadas ao Governador Cláudio Castro e ao Prefeito Eduardo Paes no próximo dia 24, quando está prevista uma reunião entre nós três”, disse Marcio França.

Segundo o ministro, já houve determinação para operação do Aeroporto Santos Dumont neste ano ter uma redução em relação ao número registrado em 2022, e ficará abaixo de 10 milhões de passageiros em 2023.Por fim, reafirmo que qualquer decisão sobre o aeroporto será comunicada diretamente ao Governador e ao Prefeito. Não travaremos um debate complexo e importantíssimo como esse por meio de “interlocutores” ou via redes sociais. O Brasil voltou e o Galeão vai voltar também”, completou.

De acordo com dados apurados pelo portal g1, a movimentação média de passageiros no Galeão caiu 65% em oito anos, de 17 milhões, em 2014, para pouco menos de 6 milhões em 2022.

Também através do seu Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, saudou a decisão de Marcio França. “Maravilha ministro Márcio França! Temos certeza do seu compromisso com nosso Rio! Lula tem esse como um de seus principais compromissos de campanha aqui! Seguiremos prestando contas aos cariocas sobre o andamento dessas tratativas. Esse é um tema que preocupa a todos por aqui!”, destacou Paes.

Relicitação do Galeão

Em novembro do ano passado, quase quatro meses após o governo autorizar a continuidade no processo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a proposta de Termo Aditivo do Contrato de Concessão relativo à relicitação do Aeroporto do Galeão. Segundo a agência, o anexo do contrato traz as condições para prestação do serviço durante o processo de nova licitação do aeroporto até sua completa transferência para um novo concessionário.

A devolução amigável do Aeroporto do Galeão teve início com a solicitação da Concessionária RIOgaleão, em 10 de fevereiro de 2022, e só terá efetividade com a assinatura do Termo Aditivo por ambas as partes. A adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa.

Com informações de O Globo.

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