Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Com investimento de US$ 20 milhões; Azul apresenta simulador de voo próprio (Veja fotos)

.

.

A Azul apresentou o simulador de voo modelo Level D FFS hoje (05/05) na sede da empresa em Barueri (SP). O equipamento teve investimento de US$ 20 milhões e pode treinar até dez pilotos por dia. “A maior preocupação da companhia é com a segurança e o treinamento em um aparelho como esse; prepara melhor os profissionais”; afirmou David Neeleman; CEO da empresa.

Com a aquisição do equipamento; a Azul passa a ser a única companhia aérea do Brasil a possuir um simulador do tipo. Ele é fabricado nos Estados Unidos; país no qual os pilotos da empresa costumavam fazer seus treinamentos. A certificação de uso saiu no começo do ano; desde quando o equipamento começou a ser utilizado para treinar os profissionais da Azul e também de outras empresas; como Trip; Embraer e Lan Moçambique; que utilizam as aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

@img2@Segundo Neeleman; o investimento vale a pena; pois acaba por economizar tempo e os pilotos são treinados na própria sede da empresa; sem necessidade de grandes deslocamentos. A previsão é que outro simulador seja adquirido pela Azul após 2012. Durante a apresentação do equipamento; três pilotos fizeram uma demonstração de treinamento aos presentes.

Durante a demonstração; Gianfranco Panda Beting; diretor de marketing da Azul; acrescentou que todos os aviões da companhia são; assim como o simulador; são equipados com um instrumento chamado head up display. Ele serve para fornecer informações visuais ao piloto sem que ele precise desviar os olhos do alvo à frente da aeronave. “É um dispositivo que a companhia faz questão porque aumenta a segurança em voo”; ressalta ele.

Beting acrescenta que o equipamento pode simular qualquer tipo de perigo em voo; além disso; reduz os impactos ambientais; já que o treinamento não é feito em um aeronave convencional.Cada sessão no simulador dura quatro horas; na qual participam dois pilotos e um co-piloto. Podem ser feitas até cinco por dia.

O evento também apresentou a Universidade Azul; no mesmo local. “Os comissários; pilotos e colaboradores em aeroportos recebem aqui todo o treinamento necessário para atuarem na companhia”; relatou Pedro Janot; presidente da companhia aérea. Segundo ele; os comissários passam por 45 dias de estudo e os pilotos por quatro meses.

David Neeleman

Receba nossas newsletters