Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Com investimento de US$ 850 milhões; Azul anuncia compra de 20 aeronaves ATR 72-600 (Veja fotos)

.

.

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (20/07) a encomenda de 20 aeronaves ATR 72-600 e opção de compra de mais 20. O acordo com a fabricante francesa é de US$ 850 milhões e os primeiros aviões estão previstos para serem entregues no segundo semestre de 2011.  Eles serão configurados com 70 assentos e espaço entre as poltronas de 31 polegadas; o mesmo das aeronaves Embraer que a empresa possui. A previsão é de que a oferta seja ampliada em pelo menos 10%.

De acordo com o presidente-executivo da companhia; Pedro Janot; a compra desses novos modelos tem como objetivo atender cidades menores; que estão em um raio de 800 quilômetros dos hubs já operados pela Azul; como Viracopos; em Campinas e Porto Alegre; por exemplo. “Há muitas cidades menores em desenvolvimento; que já estão demandando esse tipo serviço”; disse. “Isso vai reforçar e alimentar; em número de passageiros; os nossos hubs atuais”; complementou.

Janot não revelou quais serão as rotas atendidas pelas novas aeronaves; mas disse que todas as cidades em desenvolvimento e que possuem aeroportos em condições em um raio entre 600 e 800 quilômetros dos aeroportos em que a Azul já opera podem receber frequências. “Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS) são candidatas; por exemplo”; citou.

Segundo o executivo; o “Projeto ATR” não se contrapõe ao “Projeto Embraer” da companhia. Ele explicou que a intenção é complementar os serviços e rotas da Azul. O vice-presidente técnico operacional da companhia; Miguel Dau; ressaltou que para rotas mais curtas; como as que serão operadas; os turboélices da ATR foram a melhor opção; tanto em termos de tecnologia; como de economia. “Não abandonamos o projeto com a Embraer; nem a nossa estratégia inicial; a intenção é reforçar essa estratégia”; afirmou.

Na última semana; a companhia anunciou que aumentou de 76 para 81 o número de aeronaves encomendadas para a Embraer. As cinco aeronaves incluídas no pedido serão entregues ainda em 2010 e a Azul deve fechar o ano com 26 aviões; todas da fabricante brasileira. A previsão inicial era de 21.

ATR 72-600 – De acordo com o vice-presidente de marketing da Azul; Trey Urbahn; a opção pelos ATRs aconteceu devido ao seu baixo custo de operação e manutenção para rotas de curta distância. “O ATR 72-600 tem o menor custo de operação de todos os aviões que analisamos e nos dará a oportunidade de replicar o que temos em Viracopos em outras cidades”; acredita. Dau explicou que mesmo sendo um turboélice; os aviões são muito confortáveis. “O nível de ruído é compatível com o de qualquer jato; bem como a vibração”; garantiu.

        

Pedro Janot

Receba nossas newsletters