Estados Unidos e França são os países atualmente responsáveis por desenvolver grande parte das aeronaves comerciais que transportam bilhões de passageiros por ano. A norte-americana Boeing e francesa Airbus se degladeam para saber, ao fim de cada 12 meses, quem mais entregou e quem mais recebeu encomendas para novas aeronaves. A chinesa Comac até tenta com seus novos C919, mas ainda não conseguiu mostrar ao mercado a sua força. No entanto, é bom ambas as fabricantes abrirem (novamente!) o olho porque vêm novidades por aí!
Esta quinta-feira, dia 08 de junho de 2016, entrou para a história da indústria de aviação russa com a chegada do MC-21-300 desenvolvido pela Irkut Corporation, aeronave que promete competir diretamente com os clássicos narrowbodies A320neo e Boeing 737 MAX. Com mais de US$ 1,5 bilhão de investimento, O MC-21 está disponível em duas versões: o MC-21-200 e o MC-21-300, que terão 132 e 163 assentos, respectivamente, em configuração padrão de duas classes. No entanto, a capacidade máxima pode chegar a 165 e a 211 assentos, respectivamente.
O primeiro voo do MC-21-300 está marcado para dezembro deste ano, mas este acontecimento pode ser adiado até para fevereiro de 2017. A entrega para o primeiro cliente, por sua vez, deve acontecer somente no fim de 2018. É daqui a dois anos, também, que a Irkut planeja desenvolver até quatro aeronaves por ano, com este número pulando para até 70 aeronaves por ano em 2023.
E de acordo com a própria Irkut Corp., o lançamento da aeronave foi feito com o pé direito, já que a carteira de pedidos firmes (backlog, em inglês) da fabricante já chega a 175 unidades. Entre os primeiros clientes da Irkut, estão a Aeroflot, Red Wings, IrAero, Sberbank Leasing, Ilyushin Finance Co. e Air Kyrgyztan, que poderão escolher entre duas opções de motores: o PW1400G da Pratt & Whitney ou o PD-14 desenvolvido pela Perm Engine Co.