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Aviação

Conheça o novo “Concorde” que vai operar voos entre Londres e NY em apenas três horas

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Protótipo do que será a nova aeronave supersônica da aviação comercial

Quem não lembra do Concorde? Aquela aeronave supersônica de passageiros, produzida pela British Aircraft Corporation entre os anos de 1965 e 1978, e que voava a uma velocidade de cruzeiro de 2.158km/h. Era o sonho de qualquer um atravessar o Atlântico em menos de quatro horas virando realidade, mas na época nem todos tinham o poder aquisitivo pagar pelas altas tarifas que o comodismo e a agilidade ofereciam.

O tempo passou, a aeronave foi aposentada e atualmente a velocidade de cruzeiro das aeronaves tradicionais não passa dos 1000km/h. No entanto, tudo pode voltar a ser como era antes já a partir do ano que vem. A Branson’s Virgin Galactic e a Boom Techology revelaram um protótipo de uma nova aeronave supersônica que transportaria passageiros entre Londres e Nova York em apenas 3h30min.

Nomeado de “Baby Boom”, a aeronave terá o prazer de substituir o extinto Concorde e oferecerá as viagens transatlânticas com tarifas a partir de US$ 5.000. O XB-1 Supersonic Demonstrator foi apresentado pelo chefe da Virgin nessa terça-feira (15), em Denver, EUA. A ideia é que o primeiro voo de teste já aconteça em 2017, nos EUA.

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O Baby Boom promete ser mais rápido do que o próprio Concorde, que os mais antigos lembram bem dos pousos e decolagens no Galeão

“Tenho uma longa paixão por inovação aeroespacial e pelo desenvolvimento de voos comerciais de alta velocidade. Como um inovador no espaço, estaremos proporcionando toda a engenharia e serviços para a produçao e testes das aeronaves”, disse Richard Branson, CEO da Branson’s Virgin Galactic. “O design do Concorde não tinha a tecnologia acessível para viagens supersônicas, mas agora nós temos”, completou o executivo.

A ideia é que a velocidade média seja de 2.335km/h e que a aeronave tenha apenas 40 assentos. Com isso, o Baby Boom seria 10% mais rápido do que o próprio Concorde e 2,6x mais veloz do que as aeronaves comerciais atuais. A cabine só teria um corredor, assentos nas janelas e compartimento de bagagens reduzido para uma pequena mala por passageiro. O desenvolvimento da aeronave tem por trás empresas que conhecem muito bem o mercado, como a SpaceX, Boeing e Nasa.

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