Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Copa Airlines completa 70 anos neste mês de agosto; veja história

Boeing 737-200

B737-200 ostentando as antigas cores e logomarca utilizadas pela Copa

CIDADE DO PANAMÁ – Se tem uma companhia aérea que sabe gozar de sua privilegiada posição geográfica, esta é a Companhia Panamenha de Aviação. Nos seus exatos 70 anos de história completados no último dia 15 de agosto, a Copa Airlines vem conectando cada vez mais pessoas, destinos, culturas e promovendo a integração comercial de todo o continente americano. Atualmente, são 101 aeronaves que chegam a 74 diferentes destinos.

O MERCADO & EVENTOS é a única mídia brasileira que está na cidade para participar de uma cerimônia especial que acontecerá no próprio Centro de Conexão das Américas, na tarde desta quarta-feira (24). O evento reunirá toda a diretoria da Copa e autoridades panamenhas no próprio hangar da companhia, no Aeroporto de Tocumén.

article

Todas as logomarcas já utilizadas pela Copa nestes 70 anos

Fundada em 1947, a Copa Airlines começou a voar com aeronaves Douglas DC3/C47 para três cidades dentro do próprio Panamá. Exatos 19 anos depois, a companhia já possuia três frequências semanais para San José, na Costa Rica, o primeiro destino internacional de sua história. Em 1969, novas investidas internacionais: voos para Kingston, na Jamaica, para Manágua, na Nicarágua, e para Barranquilla, na Colômbia começavam a ser realizados.

ß-copa-vuelos-san-jose

Cartilha mostra a estreia da Copa Airlines no mercado internacional

Poucos anos depois, já na década de 1970, a Copa aumentava novamente sua malha aérea internacional com voos para destinos como Medellín, Cartagena, San Salvador e Guatemala. Em 1980, se retirava oficialmente do mercado doméstico e passava a ter foco total no mercado internacional. Na época, a Copa Airlines ainda não imaginava que a Cidade do Panamá se tornaria o hub mais importante das Américas.

Estratégica, a companhia hoje conecta a América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe com voos  confortáveis e conexões rápidas na Cidade do Panamá. Mas só foi em 1992 que a Copa Airlines iniciou operações do primeiro centro de conexões de voos da América Latina. O Aeroporto Internacional de Tocumén logo passaria a receber voos da Venezuela, México, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Argentina e Cuba.

Não satisfeita com sua malha aérea internacional, a partir de 2000 a Copa Airlines passou a investir ainda mais em suas operações internacionais. E dois países se tornariam fundamentais para o sucesso contínuo das operações da companhia panamenha pelas Américas: Brasil e Estados Unidos. A partir de 2005, a Copa Airlines incorporou novos destinos como Cancún, no México, San Andrés, na Colômbia, São Paulo, no Brasil, e Nova York, nos EUA. O ano também ficou marcado pelo início da negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova York.

curtiss-c-46-usado-por-copa-desde-1956-hasta-1958

C46 utilizado pela Copa de 1956 a 1958

Com o passar do tempo, a Copa Airlines foi aumentando sua frota, chegando a novos destinos no Brasil e nas Américas e batendo recordes. Atualmente, a companhia panamenha opera em 31 países. No Brasil, acabou caindo nas graças do mercado e hoje opera mais de 80 frequências semanais com direção ao Panamá (e conexões).

Copaairlines

Copa Airlines hoje conecta o Panamá a 31 países

Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo hoje contam com ligações diretas da Copa Airlines para a Cidade do Panamá, e esta tendência só tende a aumentar. Quem sabe num futuro próximo a Copa Airlines não decide se aventurar por novos destinos? Porque hoje o dia é só para comemorar. Parabéns Copa Airlines pelos seus 70 anos de história.

A equipe M&E viaja com proteção GTA
 
Receba nossas newsletters