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Aviação / Hotelaria / Turismo em Dados

CWT e GBTA projetam desaceleração nos preços globais de viagens em 2020

Projeção das tarifas de voos global

Projeção global das tarifas de voos

Depois de sofrer aumentos acentuados em 2019, os preços no setor global de viagens deverão desacelerar em 2020. A expectativa é que as tarifas de voos subam apenas 1,2%, os hotéis 1,3% e os aluguéis de carros tenham alta de 1%, segundo a sexta edição anual do Global Travel Forecast, publicado hoje pela CWT e GBTA.

Enquanto a economia global está bem no geral – e deve crescer 3,6% em 2020 -, uma série de questões poderá prejudicar os preços. “Os riscos e as incertezas aumentaram nos últimos meses – além da ameaça de guerras comerciais, o impacto do Brexit, possíveis choques de oferta de petróleo e a crescente probabilidade de recessão”, diz Kurt Ekert, Presidente e CEO global da CWT. “Este forecast ajudará os compradores de viagens a tomar as melhores decisões em um ambiente cada vez mais desafiador.”

Projeção global das tarifas de hotéis

Projeção global das tarifas de hotéis

Lançada hoje pela Global Business Travel Association, a voz da indústria global de viagens corporativas e a CWT, empresa de gestão de viagens B2B4E (Business-to-Business-for Employees), o Global Travel Forecast 2020 analisa os dados gerados pelo CWT Solutions Group, trazendo as tendências e desenvolvimentos que moldarão o mercado de viagens a negócios no ano seguinte.

“Os avanços tecnológicos e o cenário econômico e político, cada vez mais volátil no mundo, mudaram a forma como os compradores de viagens exercem seus trabalhos hoje”, afirma Scott Solombrino, Diretor de Operações e Diretor Executivo da GBTA. “Esta previsão anual fornece insights sobre os principais fatores que provocam essa mudança e traz um roteiro para os responsáveis por viagens em 2020”.

“Entender o cenário político e econômico é fundamental para que os gestores planejem o investimento em viagens de maneira eficaz e focada nos resultados corporativos”, explica Fernando Michellini, Country Director da CWT Brasil. “A CWT oferece uma consultoria estratégica em gestão de viagens, pautada por dados e inteligência de mercado, ajudando as empresas a tomarem as decisões mais acertadas”.

Projeção global dos transportes terrestres

Projeção global dos transportes terrestres

Confira as projeções do estudo abaixo:

América Latina

A atividade econômica na América Latina continua a crescer – embora de forma mais lenta do que o que foi previsto anteriormente –, e a região deverá registrar uma expansão de 2,5% em 2020. A situação política e econômica volátil em algumas das maiores economias como Argentina, México e Brasil prejudicará as perspectivas.

Passagens Aéreas (-1.6%): Devido às longas distâncias, ao crescimento da classe média e à baixa penetração das viagens aéreas, ainda há muitas oportunidades a serem trabalhadas, e as companhias aéreas estão aproveitando este cenário. Desde 2017, várias novas operadoras entraram no mercado; e as operadoras de baixo custo tiveram participação significativa no Brasil, México e Colômbia.

Hotéis (-0.4%): Após um declínio estável em novos hotéis, desde o pico registrado em 2015/2016, as coisas estão melhorando, com o México liderando o caminho. Nos primeiros três meses de 2019, 11 novos hotéis foram abertos na região, com crescimento previsto para continuar ao longo de 2020. Os imóveis no México e na América Latina de maneira geral deverão continuar a reduzir preços.

Transporte terrestre (1%): Um pequeno aumento no aluguel de carros é impulsionado pela demanda crescente no Brasil, a maior economia da região. As locadoras de veículos relatam uma mudança cultural no sentido de compartilhar carros em vez de possuí-los, e o crescimento do turismo também está impulsionando a indústria.

América do Norte

Enquanto a economia dos Estados Unidos está prosperando, há uma crescente incerteza, devido às tarifas e guerras comerciais. O crescimento do PIB norte-americano deve desacelerar para 2,1% em 2019 e desacelerar ainda mais em 2020 e 2021, para 2% e 1,8%, respectivamente.

Passagens Aéreas (2.3%): Espera-se que os preços dos voos subam, refletindo as fortes economias dos Estados Unidos e do Canadá.  A maioria das companhias aéreas está procurando taxas auxiliares como forma de manter a competitividade, de modo que os custos de serviços como Wi-Fi e acesso a lounges podem estar abertos para negociação para viajantes corporativos.

Hotéis (2.3%): A indústria hoteleira registrou um crescimento lento, mas estável. Uma desaceleração gradual ajudará as tarifas a voltarem ao normal, corrigindo os altos preços vistos em algumas das principais cidades. Regiões focadas em tecnologia – como San Francisco, San Jose, Seattle e Vancouver – ainda estão crescendo. No entanto, a demanda nestas cidades tem sido alta por tanto tempo que os preços subiram muito – e, como resposta, os viajantes corporativos estão ficando mais distantes.

Transporte terrestre (1%): Devido à natureza dos contratos de longo prazo, é improvável que se observem tendências ascendentes nos preços até 2021 ou 2022. As preferências dos viajantes estão ditando uma mudança nas preferências dos carros, afastando-se dos sedans tradicionais em favor de SUVs mais versáteis e caminhões.

Ásia-Pacífico

A expansão da Ásia diminuiu devido ao agravamento das relações EUA-China, às condições financeiras globais mais rigorosas e aos desastres naturais. Mas a região continua sendo a mais dinâmica, com crescimento estável do PIB, inflação benigna e otimismo.

Passagens Aéreas (1.3%): Na Ásia-Pacífico, a paralisação das operações da Jet Airways na Índia em abril criou uma lacuna no mercado para algumas rotas importantes, e a competição reduzida significou tarifas aéreas mais altas – mas com outras companhias aéreas aumentando a capacidade de preencher o vácuo, as tarifas começaram normalizar.

Hotéis (1.3%): A indústria hoteleira da Ásia está crescendo com o volume de investimentos em hotéis previsto para aumentar em 15% ano a ano. O Japão sediará a Copa do Mundo de Rugby no final deste ano e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2020, o que aumentará o número de visitantes na região. O mercado hoteleiro japonês está vendo um crescimento acentuado na oferta para acomodar o aumento previsto de visitantes no país durante esses eventos.

Transporte terrestre (0.5%): Na China, a demanda constante e o aumento da concorrência prejudicarão os fornecedores de automóveis. Na Ásia-Pacífico, o compartilhamento de caronas está crescendo, com muitas empresas permitindo que seus funcionários usem esses serviços para viagens a negócios. Provedores como Didi Chuxing, Grab, Go-Jek e Ola estão buscando planos agressivos de expansão, enquanto também tomam medidas para implementar medidas de segurança mais rigorosas.

Europa, Oriente Médio e África

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera um crescimento constante, variando de 0,3% no Oriente Médio a 1,6% na Europa e 3,6% na África. Em toda a Europa, os movimentos trabalhistas, os protestos contra as alterações climáticas, as guerras comerciais globais, o aumento dos preços do petróleo e o terrorismo regional, todos têm o potencial de provocar uma desaceleração.

Passagens Aéreas – Leste Europeu (-0.2%); Oeste Europeu (0.5%); Oriente Médio e África (2.2%): O novo aeroporto de Istambul, um dos maiores da região, provavelmente mudará os fluxos entre a Europa e a Ásia, proporcionando um ponto de parada alternativo para voos para a China e Ásia Oriental.

Hotéis – Leste Europeu (0.7%); Oeste Europeu (0.7%); Oriente Médio e África (2.5%): Dinamarca e Egito são países para observar, com os preços dos hotéis na Dinamarca caindo no próximo ano. Por outro lado, as taxas do Egito estão em alta – projetadas para aumentar em 4,7%, com a sua economia se acalmando após um período de agitação.

Transporte terrestre – Leste Europeu (1.5%) ; Oeste Europeu (0.5%); Oriente Médio e África (0.5%): O modelo de franquia da Europa Oriental para empresas de aluguel de carros terá um crescimento ligeiramente maior, de 1,5%, devido à oferta e demanda na região. Os preços ferroviários ainda variam muito entre EMEA devido à regulamentação inconsistente.

Acesse o estudo completo AQUI.

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