Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

De Santarém a Paris: barômetro Viajala revela as tendências de viagens

Eduardo Martins, diretor Nacional do Viajala apresentou o Barômetro nesta quarta-feira

Eduardo Martins, diretor Nacional do Viajala apresentou o Barômetro nesta quarta-feira (Foto: Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – O site de buscas Viajala divulgou nesta quarta-feira (23) os resultados da segunda edição de seu barômetro, que apresenta resultados e indicadores do mercado de viagens aéreas no Brasil e na América Latina. O estudo mostrou o forte impacto da chegada das low-costs e da recuperação judicial da Avianca Brasil na variação de preços de passagens no país em 2019, apresentado pelo diretor do Viajala no Brasil, Eduardo Martins.

O efeito Avianca Brasil foi mais perceptível no Nacional, onde o buscador detectou um aumento de 5,5% nos preços, algo perceptível principalmente onde a empresa tinha bases, como no trecho Petrolina-Salvador, que registrou um aumento de 218%, e em Juazeiro do Norte-Fortaleza, que subiu 180%.

“No pico da crise da Avianca, na metade do ano, quando centenas de voos foram cancelados diariamente, o estudo observou que 85% das principais rotas tiveram aumento imediato de preço, subindo entre 11% e 218%, uma vez comparados com o mesmo período de 2018”, afirma Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.

Já no Internacional, a chegada de low-costs, promoções e o aumento de oferta em certos destinos, como Miami e Porto, foram responsáveis por derrubar em 14,7% os preços e alterar o ranking dos destinos mais buscados. No topo da lista, Porto cresceu 80% nas buscas por voos e registrou queda de 22% nas tarifas. Lisboa, por sua vez, caiu 15% e teve uma redução de 20%.

Na segunda posição, os Estados Unidos cresceram 139% em buscas e 1% em preço, com destaque para Miami. No terceiro lugar aparece o Chile, grande novidade desta edição do barômetro. O país ganhou posições nas buscas impulsionado principalmente pelas chegadas da SKY, que já opera desde o fim do ano passado, e JetSmart, que inicia operações em dezembro.

TENDÊNCIAS

Entre os voos nacionais, os destinos mais buscados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, nesta ordem. Destes, porém, o destaque fica por conta de Fortaleza, que além de se manter como o destino mais buscado no Nordeste, registrou crescimento em procura e queda de 4% no preço das passagens, fenômeno explicado pela oferta de voos nacionais e internacionais criada no estado.

Indo além, a cidade de Santarém, no Pará, aparece com bastante destaque, virtude de um crescimento de 54% nas buscas. A cidade que abriga o Alter do Chão, considerada uma das praias mais bonitas do mundo, viu suas buscas no estado de São Paulo crescerem 90% e mais de 200% no Rio de Janeiro, mostrando-se uma tendência para o próximo ano.

O destino também apresentou queda nos preços com ganho de oferta por parte de MAP, Azul e Latam. No internacional, além dos três primeiros, destacam-se Paris, que cresceu 89% em procura e caiu 15% em preço, Milão (+89% em procura e -16% em preço) e Roma (+54% em procura e 21% em preço).

Receba nossas newsletters