Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

De volta aos anos 70: veja como foi o voo retrô da TAP

Tripulação com uniformes da época

Tripulação com uniformes da época

Talheres de metal, guardanapos de tecido, copos de vidro e menu com direito a entrada e sobremesa. Não estamos falando de um restaurante, mas de uma refeição a bordo do voo TP073 da TAP. A aeronave, que partiu de Lisboa na última quarta-feira (6), teve como destino o Rio de Janeiro, mas também levou os passageiros aos anos 70.

Em comemoração aos seus 72 anos, a aérea portuguesa realizou uma ação especial, recriando o cenário de um voo na década considerada época de ouro da aviação comercial. Além de serviço de bordo, a viagem no tempo ainda incluiu uniformes da tripulação, kit de amenidades e decoração da aeronave.

Passeiros receberam diploma de viajantes no tempo

Passageiros receberam diploma de viajantes no tempo

A experiência teve início logo nos balcões de check-in, decorados com antiga logomarca da TAP, onde os passageiros recebiam de comissárias de bordo um certificado de “viajante no tempo”.  Já no embarque, a surpresa ficou por conta da pintura externa do avião, semelhante a dos anos 70.

Nas poltronas, os passageiros se depararam com um jogo de tabuleiro e um kit de amenidades, que incluía um pijama e itens para higiene pessoal. Outra atração foi o vídeo de segurança, ambientado também na década de 70. No sistema de entretenimento ainda era possível encontrar clássicos do cinema como “Estranho no Ninho”, “Poderoso Chefão” e “Rocky”, disponíveis em todos os vôos da companhia.

Comandante mostra painel de comando atual

Comandante mostra painel de comando atual

Com a ação, foi possível reviver o glamour de uma época em que poucas pessoas viajavam de avião, mas com todas as vantagens de um voo nos dias atuais. “Os aviões eram diferentes em termos de sistemas de comunicação, navegação e reatores. Hoje se voa com mais segurança, conforto e rapidez”,  destacou o comandante Mário Ramirez, piloto do voo retro.

Para ele, estas evoluções também permitiram a democratização da aviação. “Houve uma grande evolução eletrônica, além da computação, que trouxe uma exatidão e precisão, o que tornou um voo mais viável em termos de custo. De uma maneira geral, essas mudanças criaram condições para que mais pessoas pudessem viajar”, ressaltou.

SERVIÇO DE BORDO
Já para quem trabalha no serviço de bordo, apesar das mudanças, a essência do trabalho continua a mesma.  “A profissão é substancialmente diferente, mas não é mais complexa. Hoje as diferenças são em relação à regulamentação. Todos os dias há coisas novas nesse sentido. Mas o serviço ao cliente é sempre feito para pessoas, então pouco muda. Dentro do que a companhia estabelece, cada um tem sua maneira de servir.”, explica Cristina Silva Melo, que entrou na TAP em 1973. Na época com 19 anos, ela conta que precisou pedir autorização dos pais para poder trabalhar como “aeromoça”, sonho de muitas jovens na época.  “Não me vejo fazendo outra coisa”, comenta.

 

Comandante Ramirez, Cristina Silva Melo e Diogo Senna, representando a nova geração de comissários

Comandante Ramirez, Cristina Silva Melo e Diogo Senna, representando a nova geração de comissários

Para Cristina, a maior mudança de comportamento em relação ao que se vivia na década de 70 talvez seja a preocupação em relação ao terrorismo, que virou comum em aeroportos de todo mundo. “Hoje existe um cuidado para identificar pessoas com más intenções em um voo”, completa.

Outra mudança, esta menos séria, foi a dos uniformes. “O uniforme de hoje e mais confortável, mas não é tão elegante como o da época. Talvez seja um pouco de paixão, pois era o meu primeiro amor. Mas acho que o uniforme atual é mais versátil e fácil de usar”, relata Cristina.

PRÓXIMOS VOOS
A viagem no tempo, que levou nostalgia para os que voaram na década de 70 e surpresa para os viajantes mais atuais, trouxe as passageiros de volta ao século XXI às 17h40, já em solo fluminense. As próximas já tem data para acontecer. O voo retro da TAP ainda terá como destinos Luanda,na Ruanda (29/9), Recife (6/10) e Newark, nos EUA (20/10)

Receba nossas newsletters