Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Efeito MAX: Boeing planeja retomar produção de aeronaves em maio

B737 MAX 10

O B737 MAX teve suas operações suspensas em todo mundo em março do ano passado

Completamente parada desde janeiro, a Boeing já planeja retomar a produção do B737 MAX a partir de maio. Isto não significa, porém, que a aeronave voltará a voar no mesmo período. Antes da pandemia do coronavírus (Covid-19), a fabricante norte-americana acreditava que o MAX poderia voltar a voar em meados deste ano, mas agora este processo pode ser adiado. Mesmo assim, a Boeing já prepara fornecedores para estarem prontos na distribuição de peças necessárias para a aeronave.

Em entrevista à Reuters, o diretor Financeiro da Boeing, Greg Smith, afirmou que o retorno da produção será devagar, metódico e sistemático. “A prioridade número 1 é recuperar as frotas de nossos clientes. Não queremos adicionar nada ao inventário”, diz.

Histórico

O B737 MAX teve suas operações suspensas em todo mundo em março do ano passado, após o acidente com o voo da Ethiopian Airlines, que vitimou 157 pessoas, o segundo a ocorrer com o modelo em menos de seis meses. Investigações apontaram que os acidentes foram causado por uma falha no software de controle MCAS.

A busca pela retomada se deparou no início de dezembro com uma revelação surpreendente. Documentos mostraram que a Administração Federal dos Estados Unidos (FAA) sabia do alto risco da aeronave. Ao analisar a segurança do modelo após o acidente com a Lion Air, a agência apontou para uma sombria possibilidade de 15 acidentes fatais durante a vida útil da frota, que é de 30 a 45 anos, um acidente a cada dois ou três anos. No entanto, o órgão permitiu que a aeronave continuasse em operação com os devidos treinamentos.

Receba nossas newsletters