Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Em meio a tensões, companhias suspendem voos para Irã e Iraque

Companhias suspenderam voos para o Aeroporto de Teerã - Imam Khomeini

Companhias suspenderam voos para o Aeroporto de Teerã (Imam Khomeini)

As recentes tensões entre Irã e Estados Unidos no Oriente Médio fizeram com que companhias aéreas suspendessem voos para região. Entre os motivos apontados estão dúvidas sobre a segurança no espaço aéreo da região e também em relação às causas do acidente com o Boeing B737 da  Ukraine International Airlines (UIA), que vitimou 176 pessoas, no Irã. A companhia aérea ucraniana anunciou que suspenderá os voos para a capital iraniana por tempo indeterminado.

A companhia alemã Lufthansa informou na manhã desta quarta-feira (8) que cancelou um voo com destino a Teerã e que não sobrevoará os espaços aéreos de Irã e Iraque, como precaução após o ataque de mísseis iranianos a uma base americana no Iraque.

Outra companhia a tomar medidas foi a Air France, que anunciou a suspensão de voos para o Irã enquanto aguarda esclarecimentos sobre o acidente. A companhia destacou que aguarda um posicionamento sobre as tensões na região. “Como medida de precaução e após o anúncio dos bombardeios aéreos, a Air France decidiu suspender voos para o espaço iraniano e iraquiano até novo aviso”, disse um porta-voz da empresa à EFE.

Na terça-feira (7), a Administração Federal de Aviação (FAA) proibiu as companhias aéreas comerciais dos EUA de operar no espaço aéreo do Iraque e do Irã e nos golfos persa e de Omã. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no Twitter que “está tudo bem” após a ação iraniana contra bases no território iraquiano e que nesta quarta-feira (8) fará uma declaração sobre o ocorrido.

A escalada na tensão entre Irã e EUA aconteceu após o ataque norte-americano ao aeroporto de Bagdá na semana passada, em que o general iraniano Qasem Soleimani morreu. O Irã respondeu ao golpe ontem à noite disparando 22 mísseis em duas bases aéreas no Iraque, onde tropas americanas estão posicionadas.

Receba nossas newsletters