Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Emirates SkyCargo transporta 25 mil toneladas entre A.Sul e mundo

Ram Menen, vice-presidente sênior de carga da Emirates SkyCargo

Ram Menen, vice-presidente sênior de carga da Emirates SkyCargo


A operação de carga da Emirates Airline contabilizou a marca de 25 mil toneladas transportadas entre a América do Sul e o mundo nos últimos 12 meses. “Desde 2006, quando iniciamos nossas atividades no mercado brasileiro, até o ano passado, as exportações entre Brasil para Dubai cresceu 371% e já percebemos que a Argentina segue essa mesma tendência. Estamos, definitivamente, abrindo um novo mercado de carga para a Emirates”, afirmou Ram Menen, vice-presidente sênior de carga da Emirates SkyCargo, nesta terça-feira (10/04), ao MERCADO&EVENTOS. O executivo está no Brasil e participa da Intermodal, feira de logística, transporte de carga e comércio exterior, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 12 de abril. 

A Emirates SkyCargo opera em mais de 120 destinos e consegue conectar às empresas sul-americanas a 32 pontos na Europa, 19 no Extremo Oriente e Austrália e outros 22 na África. Por semana, a companhia transporta, segundo Menen, 940 toneladas somente entre o Brasil e Dubai. Os principais produtos exportados foram peças da indústria automotiva, equipamentos de perfuração e perecíveis. Já as importações, operadas via Frankfurt na ida e via Dakar na volta, incluíram matérias-primas para a indústria farmacêutica, equipamentos médicos, eletrônicos e peças de avião.


Além da rota diária ligando São Paulo a Dubai, saindo do aeroporto de Guarulhos e das três frequências semanais de carga entre Viracopos e Dubai, a Emirates SkyCargo passou a contar com a rota Dubai-Rio de Janeiro-Buenos Aires lançada em janeiro passado para potencializar o comércio das empresas brasileiras e argentinas ao mundo. “Estamos dispostos a criar mais oportunidades de negócios na América do Sul e provocar uma maior interação com os outros próprios países do Bric (Rússia, China e Índia)”, completou Menen.

Nos voos que saem do Rio de Janeiro, a meta, de acordo com o vice-presidente, é incrementar o transporte de produtos da indústria química e farmacêutica. Desde 3 de janeiro, quando a rota diária Dubai-Rio de Janeiro e Buenos Aires inicou operação, a Emirates SkyCargo transportou mais de 1.200 toneladas. Entre os principais itens estavam peças de máquinas e frutas, peixes frescos, eletrônicos, autopeças e móveis. Do Brasil, esses produtos seguiram para França, Itália, Alemanha, Portugal, Reino Unido, Hong Kong e China. Tanto nessa rota como nas demais que partem do território brasileiro, o transporte de cargas é feito com aeronaves boeing 777-300ER. 

As transações de carga em Viracopos (Campinas), por sua vez, surpreenderam. A Emirates SkyCargo conseguiu ampliar em 33% – 620 toneladas – sua capacidade semanal de transporte. Além de companhias brasileiras, empresas argentinas, chilenas e colombianas se beneficiaram e expandiram seus negócios. No voo diário entre São Paulo e Dubai, por sua vez, a empresa carregou mais de 4.000 toneladas de carga. No ano fiscal 2010-2011, a Emirates SkyCargo transportou 1,8 milhão de toneladas de carga, contribuindo com 17,4% (US$ 2,4 bilhões) da receita total da companhia aérea. A Emirates tem 171 aviões, sendo oito exclusivamente cargueiros – dois Boeing 747-400F, dois 747-400ERF e quatro 777F. 

Leila Melo

Receba nossas newsletters