Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Empresa italiana projeta modelos alternativos de assento para pós-pandemia

As preocupações com questões de saúde e com os riscos de contaminação estarão muito presentes na indústria da aviação após a pandemia de coronavírus (Covid-19). Uma das questões a serem resolvidas é como garantir a segurança em uma cabine de classe econômica, onde assentos são próximos. Reduzir a ocupação e espaçar mais os assentos podem não ser uma alternativa viável em um setor em que as margens são muito baixas e a eficiência é a palavra-chave.

Pensando em soluções para este dilema, a Aviointeriors, empresa italiana especializada no design de cabines de aeronaves, divulgou dois protótipos de assentos para classe econômica, planejados para garantir o mínimo de isolamento possível.

Janus

Assento Janus, desenhado pela Aviointeriors

Assento Janus, desenhado pela Aviointeriors

Com nome inspirado no deus da mitologia romana que possuía duas faces, o assento Janus tem uma proposta que se distingue pela posição reversa do assento central na configuração de três assentos. Enquanto os passageiros sentados nos assentos laterais, no corredor e na fuselagem, continuam posicionados na direção do vôo, como de costume, o passageiro sentado no centro está voltado para trás.

Portanto, “Janus” é um assento de duas faces; na verdade, esse arranjo permite que todos os três passageiros sejam separados por um escudo feito de material transparente que os isola um do outro, criando uma barreira protetora para todos. Cada passageiro tem seu próprio espaço isolado dos outros, mesmo de pessoas que andam pelo corredor.

Cada lugar do assento “Janus” é cercado por três lados por um escudo alto que impede a propagação da respiração para os ocupantes dos assentos adjacentes. De acordo com a Aviointeriors o assento “Janus” é feito de materiais de fácil limpeza e higienização segura. A opção está disponível com a blindagem em material opaco ou com diferentes graus de transparência.

Glassafe

Assento Glassafe

Assento Glassafe

Outra solução é a Glassafe, uma proteção cercada por três lados, que separa os encostos dos três assentos.  O “Glassafe” é feito de material transparente para tornar toda a cabine harmoniosa e esteticamente leve, mas cumprindo perfeitamente o objetivo de criar um volume isolado ao redor do passageiro, a fim de evitar ou minimizar contatos e interações via ar entre o passageiro e o passageiro, de modo a reduzir a probabilidade de contaminação por vírus ou outros.

O assento é fornecido em várias execuções com sistemas de fixação no assento que permitem fácil instalação e remoção. O “Glassafe” pode ser fornecido em material opaco ou com diferentes graus de transparência.

Receba nossas newsletters