Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Empregos

Escassez de pilotos nos EUA abre caminho para profissionais brasileiros

pilotos Escassez de pilotos nos EUA abre caminho para profissionais brasileiros

Estados Unidos precisarão de mais de 140 mil novos pilotos nos próximos 10 anos (Divulgação)

“A escassez de pilotos aéreos nos Estados Unidos já resultou em um colapso no serviço aéreo no país”. Foi o que disse Faye Malarkey Black, presidente e CEO da Regional Airline Association (RAA), grupo representante de companhias aéreas regionais no país, em reunião com o Congresso americano em abril deste ano. Ele ressaltou que a indústria aérea dos EUA está prestes a ser atingida por um “tsunami de aposentadorias de pilotos”.

Isso aumentará a escassez dos profissionais no país, diminuindo a disponibilidade de voos para passageiros e consequentemente pressionando as tarifas. De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho Americano – Bureau of Labor Statistics (BLS), ao longo da próxima década, os Estados Unidos precisarão de mais de 140 mil novos pilotos. A notícia chama atenção para os pilotos brasileiros e comissários de bordo que buscam oportunidades de emprego no país norte-americano.

O processo do visto é o mesmo para qualquer pessoa. A única diferença é que o piloto precisa passar por uma entrevista para dizer quantas horas de voo possui. “A contagem de horas de viagem é essencial. A partir daí serão verificados os cursos, certificados, quantas línguas detém, quais aeronaves pilotam etc. A partir desse processo, é montado o pleito imigratório baseado na categoria específica de piloto. O tempo de finalização dura de 12 a 24 meses”, disse Pedro Botelho, CEO da Yellow Visa.

“Com a falta de mão de obra, as companhias aéreas estão contratando pilotos e os staff members que atuam neste segmento, ou seja, comissários de bordo, engenheiros aeronáuticos, manutenção e outros. Todas as ocupações possuem um ótimo retorno financeiro além da chance de viver nos Estados Unidos”, finaliza o CEO da startup especializada em imigração para os EUA.

Receba nossas newsletters