Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Etihad e TUI Group confirmam criação de nova companhia composta por 60 aeronaves; veja detalhes

Etihad Airways A380_New Livery (2)

Grupo Etihad terá uma nova companhia aérea de lazer na Europa

Essa segunda-feira, dia 05 de dezembro, foi considerada vital para o sucesso futuro da joint venture (JV) entre Etihad Aviation Group e TUI Group. As duas empresas, no último dia 24 de novembro, anunciaram ao trade a volúpia de criar uma nova companhia aérea comercial focada no lazer e baseada na Europa. Para dar um passo importante neste desenvolvimento, a Etihad adquiriu 49,8% das ações da FlyNiki, subsidiária do Grupo Air Berlin, no mesmo dia em que aprovou oficialmente os planos da criação de uma nova companhia aérea focada no lazer.

A nova companhia portanto terá uma frota de cerca de 60 aeronaves, que ofertará uma capacidade de 15 milhões de assentos por ano. O foco da empresa será a conexão entre cidades chaves na Europa focadas inteiramente no turismo de lazer. Obviamente, a transação está sujeita a aprovação dos órgãos reguladores e das autoridades anti-truste europeias. A nova empresa estará baseada na Áustria, com 25% de participação da Etihad e 24,8% de participação da TUI Group. Os outros 50,2% ficará nas mãos de uma fundação austríaca, a fim de assegurar os direitos internacionais de tráfego aéreo.

A companhia irá operar aeronaves da TUIFly e FlyNiki, subsidiária austríaca da Airberlin, que é parceira da Etihad, e ainda precisa da aprovação regulatória dos órgãos competentes. Para isso, operaria uma frota de 14 B737s, que estão atualmente voando nas asas da Airberlin sob contrato de leasing, 27 B737NGs da TUIFly e 17 A320s da FlyNiki. O projeto de JV está sendo chamado de Blue Sky. A companhia planeja iniciar operações em abril de 2017, no começo da temporada de verão, para destinos chaves como Ilhas Canárias, Espanha e Grécia, servindo uma série de destinos a partir de Alemanha, Áustria e Suíça.

Receba nossas newsletters