
Um problema no sistema de refrigeração de um voo que sairia de Roma com destino a São Paulo causou mal-estar em diversos passageiros, nesta quarta-feira (2/7). O voo LA8121 da Latam, que partiria do Aeroporto Internacional de Roma (FCO) para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), enfrentou dificuldades ainda no solo, antes da decolagem. O relato é da brasiliense Letícia de Carvalho, uma das passageiras.
Segundo ela, o comandante informou que o embarque começou com atraso devido à falha em um equipamento utilizado para ventilar a aeronave enquanto os motores estão desligados. Esse aparelho, responsável por fornecer ar fresco enquanto o avião ainda está no solo, não funcionava. “Tentaram ligá-lo duas vezes, mas sem sucesso. Com uma hora de atraso, o avião estava extremamente quente. Roma está enfrentando uma forte onda de calor, agora imagine isso dentro de uma aeronave fechada”, contou.
Letícia relata que a situação piorou após o embarque, quando os passageiros permaneceram por um longo tempo dentro do avião parado e sem ventilação adequada. “Demoraram a terminar o embarque e a fechar as portas. Algumas pessoas começaram a passar mal. Uma senhora teve uma crise de asma, e outras duas chegaram a desmaiar”, relatou. Médicos que estavam a bordo como passageiros prestaram os primeiros socorros.
Diante do agravamento da situação, o comandante informou que seria necessário desembarcar todos os passageiros. A espera pela reabertura das portas durou cerca de 20 minutos, enquanto a temperatura seguia elevada. De acordo com Letícia, após o desembarque, todos precisaram passar novamente pela segurança do aeroporto e aguardar nova chamada para embarque. Por volta das 16h30, foi informado que o reembarque aconteceria às 17h, com previsão de decolagem às 18h.
Por causa do atraso, o voo que originalmente seria direto até São Paulo passou a incluir uma parada em Fortaleza.
No segundo embarque, o ar-condicionado chegou a funcionar por um curto período, mas logo voltou a falhar. “Passageiros começaram a ajudar as comissárias a distribuir água e pacotes de chips. Meia hora depois do horário previsto para a decolagem, o comandante avisou que o equipamento de ar havia sido desligado, o avião estava pronto para decolar, mas perdemos a janela de autorização aérea. A próxima só estaria disponível dali a três horas”, explicou a passageira.
Diante da sequência de problemas e do tempo excessivo de espera, a companhia aérea decidiu cancelar o voo. Os passageiros desembarcaram novamente, tiveram que reentrar oficialmente no país, retirar suas bagagens e seguir para uma fila extensa à espera de hotel, alimentação e transporte, providenciados pela companhia.
Posicionamento da companhia área
Em nota, a Latam Airlines Brasil informou que o voo LA8121 (Roma-Guarulhos), nesta quarta-feira (2/7), precisou ser cancelado por dificuldades operacionais enfrentadas no aeroporto de Roma, agravadas pelo congestionamento do espaço aéreo europeu devido à greve dos controladores aéreos da França.
Confira, abaixo, a nota da Latam na íntegra:
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA8121 (Roma-Guarulhos), desta quarta-feira (02/07), precisou ser cancelado por dificuldades operacionais enfrentadas no aeroporto de Roma, agravadas pelo congestionamento do espaço aéreo europeu devido à greve dos controladores aéreos da França.
A companhia está oferecendo assistência necessária aos passageiros, que foram reacomodados no voo especial LA9511 (Roma-Guarulhos), previsto para às 13h (horário local) de quinta-feira (03/07).
A Latam lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas técnicas e operacionais de segurança para garantir uma viagem segura a todos.”
*Com informações do Correio Braziliense