Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Feira Nacional de Aviação Civil tem expectativa de receber 50 mil visitantes (Veja fotos)

.

.

Durante os dias 28; 29 e 30 de maio acontece em São Paulo a Feira Nacional de Aviação Civil. A abertura foi feita hoje (28/05) por Solange Paiva Vieira; presidente da Agência Nacional de Avição Civil (Anac). O público esperado para visitação é de 50 mil pessoas. “O setor tem tido ótimo movimento no país. Esperamos fechar o ano de 2010 com um crescimento de até 16% na aviação civil”; disse ela durante o evento.

Nesta sexta-feira o evento só é aberto para convidados. A partir de amanhã o público poderá visitá-lo. O presidente da Infraero; Murilo Marques Barboza; também esteve presente na abertura. Ele ressaltou que até 2014 os aeroportos brasileiros dos estados envolvidos com a Copa devem receber um investimento de R$ 4;5 bilhões.

Durante a feira; o governador de São Paulo; Alberto Goldman; disse que há interesse da parte de São Paulo em assumir a administração dos aeroportos do estado. “Precisamos de melhorias na infraestrutura desses locais. E; se o governo federal não o fizer; a sugestão é que repasse para o poder estadual que está em condições de fazê-lo”; afirmou ele.

Porém; segundo o presidente da Infraero; todos os gargalos nos aeroportos de São Paulo serão resolvidos. Apenas para o estado; o valor do investimento entre 2011 e 2014 é de R$ 1;5 bilhão; disse Barbosa durante a abertura da feira. “Com as ampliações; apenas o aeroporto de Guarulhos será capaz de transportar 35 milhões de pessoas por ano”; ressaltou Barboza. A previsão é que até a Copa; esse aeroporto esteja com a primeira fase do terceiro terminal pronto e o sistema de pistas e pátios concluídos. Para Congonhas; a estimativa é que até o fim de 2010 seja entregue uma torre de controle próxima do local.

O prefeito Gilberto Kassab; presente na aberura da feira; ressaltou a importância de um evento como esse para a cidade de São Paulo. “É interessante porque coloca as pessoas em contato com a avição; principalmente as crianças; que são organizadas em grupos para visitar o local e têm atividades específicas”; disse ele.

Acordo aéreo com a União Européia

Em entrevista coletiva durante o evento; a diretora-presidente da Anac; afirmou que até o fim do ano um acordo de parceria aérea com a União Européia deve ser assinado. Atualmente; o Brasil tem aliança com 15 países da União; que engloba 27 nações.

Segundo Solange; quando o acordo for assinado; as companhias aéreas brasileiras poderão atuar nos 27 países pertencentes à União Européias e eles poderão ter voos para o Brasil. “Uma das normas é que seja aprovada a lei que permite que as companhias brasileiras tenham 49% do capital destinado a investimento estrangeiro”; disse ela. A diretora-presidente acredita que é uma questão de tempo para essa aprovação. 

Solange Paiva Vieira

Receba nossas newsletters