Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Feiras e Eventos / Parques e Atrações

Festival de Parintins 2019 espera novo recorde de público; fluxo estrangeiro cresce

unnamed

Roselene Medeiros, presidente do Amazonastur

PARINTINS – Com expectativa de crescimento de 5% à 7% no aumento de turistas na Ilha e todos os ingressos esgotados com um mês de antecedência, o Festival de Parintins de 2019 teve início já preparado para bater um novo recorde. A 54ª festa folclórica popular que acontece todos os anos e tem duração de três dias na ilha de Parintins, segunda cidade mais populosa do Amazonas, começou oficialmente nesta sexta-feira (29).

A tradicional festa atrai turistas do mundo inteiro todos os anos e espera bater recorde de público em 2019. A cerimônia de abertura foi marcada pela entrega do certificado de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento concedido pelo Iphan no ano passado. Em entrevista exclusiva ao M&E, que participa do Festival de Paritins, a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, revelou o enorme potencial do evento para a cidade de Parintins.

“A cidade vive disso o ano todo. Nos últimos seis meses fizemos um trabalho de mobilização para capacitar ainda mais nosso povo para receber os turistas. Temos hoje 900 leitos em Parintins e 52 empreendimentos de hospedagem registrados no Cadastur. Esse é um número muito grande para uma cidade de apenas 113 mil habitantes” afirmou Roselene Medeiros, presidente do Amazonastur. “A expectativa de crescimento de visitantes chega a 5% nesta temporada”, completou.

De acordo com Roselene, a chave para continuar atraindo turistas para a cidade da magia é investir no trabalho de base com objetivo de receber melhor os visitantes. Uma das estratégias da Amazonastur foi realizar ações em todos os segmentos, em conjunto com o governo, um forte aliado na promoção do Turismo na região. O trabalho, segundo ela, tem dado resultado.

“Além do crescimento do Festival, observamos um aumento no fluxo de turistas estrangeiros, e esse trabalho de capacitação auxilia na fidelização desses viajantes. Há um tempo atrás, encontrei uns argentinos que já frequentam o festival há quatro anos consecutivos”, afirmou.

IMPACTO NO TURISMO

Com todos os ingressos comercializados desde o mês passado, a expectativa é que o festival volte a movimentar toda a economia local. De acordo com o Amazonastur, o gasto médio dos turistas em Parintins é de R$ 200 por dia. Ainda não há um balanço exato do quanto a cidade movimentará nesse ano, mas há a expectativa de um crescimento de 5%, em comparação a mesma época do ano passado.

No entanto, Parintins não é só o Festival, como explica Roselene. Em 15 dias começam as festividades religiosas da Nossa Senhora do Carmo, que também atrai diversos turistas de todo o País. “O turismo religioso já é forte aqui, mas é um nicho que pretendemos trabalhar ainda mais, porque vemos que tem potencial. Todos os anos, as procissões ficam maiores e mais emocionante e atraem turistas do Brasil inteiro”, explicou a presidente.

CONECTIVIDADE

Durante as festividades, chegar em Parintins se torna ainda mais fácil. Existem voos operados pela MAP e Gol todos os dias, saindo de Manaus, a cada uma hora. Os voos da Gol são charters que operam apenas na alta temporada, porém a MAP possui dois voos diários para o destino o ano inteiro. Também é possível pegar um barco de Manaus para a ilha. A viagem tem duração de 18 horas em um barco normal ou de oito horas em uma lancha, pelo Rio Amazonas.

Em outubro, começa a temporada de cruzeiros fluviais, que também são responsáveis pelo crescimento do fluxo de turistas em Parintins. Esse ano, houve um aumento na frota de barcos e na capacidade dos mesmos. “Na temporada 2018/2019, tivemos 16 barcos chegando a Parintins. Nesse ano, teremos 19 cruzeiros, com maior capacidade de passageiros. Por isso, nosso trabalho não acaba quando as festividades acabam. Continuaremos investindo no destino, em todos os segmentos e trabalhando muito para atrair cada vez mais pessoas para nossa cidade”, finalizou Roselene.

Receba nossas newsletters