Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Fotos

Floripa Airport inaugura novo Aeroporto Internacional de Florianópolis; veja fotos

Por Jefferson Severino

O CEO do Floripa Airport, Tobias Markert

O CEO do Floripa Airport, Tobias Markert

A Floripa Airport realizou na noite deste sábado (28) a cerimônia oficial de inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação na próxima terça-feira (1/10). Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport.

Veja a galeria de fotos abaixo

Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia contou com espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis. A coreografia percorreu os diversos temas e personagens da aviação, entre eles, o icônico fiscal de pátio. Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, garantindo inovação, conforto, eficiência e excelência nos serviços.

Leia também:
Latam será a primeira a operar o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis

Entre as surpresas da noite, Lukas Brosi, CFO do grupo Zurich Airport, presentou a subsidiária catarinense com uma vaca estilizada, ao estilo Cow Parade, animal que é símbolo do país sede da empresa. “Estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.

Autoridades que compareceram à inauguração

Parte das autoridades que compareceram à inauguração

Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar. Já neste domingo as comemorações continuam com uma festa de inauguração para a população. O evento é gratuito, mas foi necessário fazer inscrição para ter acesso. Os ingressos já estão esgotados.

Características e novidades

  • Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento;
  • Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;
  • Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;
  • Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);
  • Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),
  • Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;
  • 10 pontes de embarque ou fingers;
  • 45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);
  • 8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);
  • 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6).

O primeiro dia de operação

O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP).

Embarques nacional e internacional

Área de embarques nacional e internacional

O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte. A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.

GALERIA:

Receba nossas newsletters