A Gol fornece hoje perspectivas gerais e projeções financeiras para os anos de 2017 (revisado) e 2018 (preliminar). A companhia fechará o ano com 116 aeronaves em sua frota operacional, com a perspectiva de chegar a 2018 com 118 aeronaves. A capacidade da companhia para o ano cresce 0,5% e a previsão para 2018 é ter aumento de 1 a 3%, com destaque para a projeção internacional com variação de 7% a 10%.
Confira a tabela abaixo
A oferta de assentos, que este ano teve queda de 3%, deve crescer de 1% a 3% no ano que vem, logo seguida pelo número de decolagens, que teve queda de 5%, mas que deve crescer também de 1% a 3%. A taxa de ocupação média, por sua vez, ficou em 79% e permanecerá em 2018, com variação possível para até 80%. A receita líquida total chegará aos R$ 10,4 bilhões, com expectativa de subir para R$ 11 bilhões em 2018. O lucro por ação, que varia de R$ 0,80 a R$ 0,90 per share este ano, deve chegar entre R$ 1,20 a R$ 1,40 em 2018.
Em nota, a Gol informa ainda que as projeções financeiras “destacam as principais métricas que impactam os resultados financeiros e o valor aos acionistas no longo prazo. A Gol fornece informações prospectivas com foco nas métricas mais relevantes que a Companhia utiliza na avaliação de desempenho do seu negócio. Para o ano de 2017, a Gol ajustou suas premissas de combustível e taxa de câmbio”.
Em comparação com o 4T16, a companhia espera um aumento sequencial na capacidade de assentos no 4T17 de aproximadamente 2% no mercado doméstico e de 9% no mercado internacional. Para o 4T17, a Gol espera taxas consolidadas de ocupação na faixa de 81%, com yields consolidados em torno de R$26 centavos (aumento de 5% versus 3T17). Para o quarto trimestre, a companhia prevê um CASK ex-combustível consolidado em torno de R$ 14,5 centavos (redução de 4,5% versus 4T16).
Guidance Geral | 2017E | 2017E | 2018E |
(Consolidado, IFRS) | Anterior | Revisado | Preliminar |
Frota operacional (média) | 115 | 116 | 118 |
ASKs, Sistema (% variação) | + 0,5% | + 0,5% | 1% a 3% |
– Doméstico | – | + 0,5% | 0% a 3% |
– Internacional | – | + 0,2% | 7% a 10% |
Assentos, Sistema (% variação) | -2% | -3% | 1% a 3% |
Decolagens, Sistema (% variação) | -4% | -5% | 1% a 3% |
Taxa de ocupação média (%) | ~ 79% | ~ 79% | 79% a 80% |
Carga e outras receitas (R$ bilhões) | – | ~ R$1,4 | ~ R$ 1,6 |
Receita liquida total (R$ bilhões) | ~ R$10,3 | ~ R$10,4 | ~ R$11 |
CASK ex-combustível (R$ centavos) | ~ 13,7 | ~ 14 | ~ 15 |
Combustível, litros consumidos (mm) | – | ~ 1.370 | ~ 1.400 |
Preço do combustível (R$ / litro) | – | ~ 2,1 | ~ 2,2 |
Arrendamento aeronaves (R$mm) | ~ R$1.000 | ~ R$ 950 | ~ R$ 950 |
Margem EBITDA (%) | ~ 14% | ~ 14% | ~ 16% |
Margem operacional (EBIT) (%) | ~ 9% | ~ 9% | ~ 11% |
Capex, investimentos (R$mm) | – | ~ 600 | ~ 600 |
Divida Liquida1 / EBITDA (x) | ~ 3,4x | ~ 3,4x | ~ 3,0x |
Média ponderada de ações diluída (mm) | 347,7 | 347,7 | 347,7 |
Lucro por ação – diluído2 (R$) | 0,80 a 0,90 | 0,80 a 0,90 | 1,20 a 1,40 |
Média ponderada de ADS diluída (mm) | 173,8 | 173,8 | 173,8 |
Lucro por ADS – diluído2 (US$) | 0,50 a 0,56 | 0,50 a 0,56 | 0,75 a 0,90 |