Nesta sexta-feira (11), em Confins (MG), a Gol Linhas Aéreas apresentou uma aeronave Boeing 737-800 com design especial em homenagem ao Rio Grande do Sul, como parte da iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”. A ação celebra a retomada das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), após obras de reforma que o mantiveram fechado desde maio. O voo inaugural da aeronave ocorrerá no dia 21 de outubro, partindo de Congonhas (SP) com destino à capital gaúcha.
A aeronave, de prefixo PR-VBL, destaca elementos culturais do estado, como as araucárias, o chimarrão, o vinho e a Ruína dos Sete Povos, reforçando o compromisso da Gol em valorizar a cultura local. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, celebrou a iniciativa, agradecendo o apoio durante as enchentes que atingiram o estado e ressaltando a importância da campanha de turismo para a recuperação da região.
Celso Ferrer, CEO da Gol , destacou o significado simbólico do lançamento coincidir com a reabertura do aeroporto e a importância de Porto Alegre para a companhia. O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou que a retomada dos voos é crucial para o turismo gaúcho e ressaltou a relevância do programa “Conheça o Brasil: Voando” no incentivo ao turismo no país.
O design da aeronave foi criado pelo Hub Criativo da Gol e aplicado pela equipe da Gol Aerotech. A partir de 21 de outubro, a companhia oferecerá inicialmente 20 voos diários entre Porto Alegre e outros destinos, aumentando para 34 voos diários a partir do dia 27 e chegando a 40 durante a alta temporada de verão.
Com a reabertura do aeroporto de Porto Alegre, as operações temporárias na base de Canoas (QNS) serão encerradas, e os passageiros serão transferidos para os novos voos de Porto Alegre. Além da capital, a GOL mantém operações em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santo Ângelo.