
A Anac avalia regularmente a qualidade dos serviços das companhias aéreas, analisando atendimento ao consumidor, cumprimento de contratos e solução de demandas (Divulgação/Gol)
A Gol registrou o menor índice de reclamações entre as principais companhias aéreas brasileiras em 2024, de acordo com o “Boletim de Monitoramento do Consumidor” da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (24), indica que a empresa obteve 55,6 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados no período, reduzindo o volume registrado nos anos anteriores.
Os dados mostram uma queda progressiva nos últimos anos. Em 2022, o índice era de 107,88, passou para 76,94 em 2023 e alcançou o menor nível em 2024. O resultado reflete a estratégia da companhia de investir em atendimento digital e soluções resolutivas para os clientes.
A melhoria no atendimento também acompanha o desempenho operacional da Gol. No ano passado, a empresa foi reconhecida como a companhia aérea mais pontual do Brasil e a segunda low cost mais pontual do mundo.
“Os números deste boletim são espelho da consistência da nossa operação e, consequentemente, da preferência e confiança do brasileiro em voar conosco. Estes dados confirmam que estamos no caminho certo e nos ajudam a buscar voos ainda mais altos, tendo sempre como foco atender da melhor forma as expectativas dos nossos clientes”, disse Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol.
A Anac monitora periodicamente a qualidade dos serviços oferecidos pelas companhias aéreas, considerando fatores como atendimento ao consumidor, cumprimento de contratos e solução de demandas. Os dados ajudam a compor um panorama do setor e orientam medidas regulatórias para aprimorar a experiência dos passageiros.