Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos / Tecnologia

Gol realiza o primeiro embarque por biometria facial do Brasil; veja fotos

Paulo Palaia, diretor de TI, e José Luiz Belixior Jurnior, diretor de aeroportos da Gol

Paulo Palaia e José Luiz Belixior, diretor de TI e diretor de aeroportos da Gol

RIO DE JANEIRO – A Gol tornou-se a primeira companhia aérea brasileira a realizar um embarque por biometria facial. O marco histórico para a aviação doméstica ocorreu nesta quarta-feira (29), no Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão, durante o embarque do voo G31063 que decolou às 11h40 para Congonhas/SP. O projeto piloto do primeiro serviço de embarque por biometria facial do Brasil foi desenvolvido pela GOLLabs.

Veja a galeria de fotos abaixo

Apesar do pioneirismo, o embarque por biometria facial acontecerá apenas nos próximos 15 dias, tempo suficiente para a companhia realizar toda a análise de dados e ajustar a tecnologia para lançá-la em definitivo no futuro próximo. Paulo Palaia, diretor de TI, e José Luiz Belixior, diretor de Aeroportos da Gol, estiveram presentes no evento de lançamento da tecnologia que inova o processo de embarque nos aeroportos nacionais.

Hoje é um dia bem especial para a Gol. O primeiro passo que estamos dando neste projeto super importante para proporcionar um embarque ágil e rápido aliado a toda uma experiência tecnológica. O que temos aqui hoje é um projeto piloto, que durará cerca de 15 dias, para tirarmos nossas conclusões, entender a parte de tempo, o posicionamento, a questão do atendimento e todos os outros detalhes do processo. Esta é mais uma alternativa da Gol para contribuir com o passageiro para um embarque mais rápido”, afirmou o diretor de Aeroportos.

BIOMETRIA SERÁ CADASTRADA NO APP DA GOL

Embora o cadastro do cliente para embarque com biometria facial esteja sendo realizado direto no portão de embarque pelos colaboradores da Gol, através de tablets, o projeto só será lançado em definitivo quando a tecnologia estiver implementada ao aplicativo da companhia. Ou seja, o cliente poderá fazer o cadastro da biometria facial direto no app da Gol e, a partir daquele momento, ter sempre a face sempre cadastrada para embarcar em qualquer voo nacional, embora as informações relacionadas a biometria não fiquem gravadas no sistema por conta da Lei Geral de Proteção ao Dado. O desenvolvimento custou menos de R$ 300 mil.

”Com isso, analisamos 1.024 diferentes pontos da face e criamos um código sequencial que o torna único. Embora a foto do passageiro fique sempre armazenada em nosso sistema, não temos acesso a biometria por conta da Lei de Proteção de Dados. Com isso, uma vez armazenada as informações, o passageiro vai sempre poder embarcar em voos domésticos via biometria facial, um projeto que tem tudo para dar certo e assim começar a crescer em escala para outros aeroportos”, destacou o Paulo Palaia, diretor de TI da Gol.

E embarcou no primeiro voo de Biometria Facial do Brasil

Testes iniciais revelaram 98% de eficiência no embarque por biometria facial

Os testes iniciais revelaram 98% de eficiência no embarque por biometria facial. No entanto, este é um projeto piloto, o que pode ser devidamente descartado caso não tenha tido o êxito necessário. “Tudo passa por teste de validação. Se não der certo, a gente desativa”, disse Palaia. “Para desenvolver esta tecnologia, que esperamos que dê muito certo, visitamos o Aeroporto de Schipol, em Amsterdã, e Detroit e Atlanta, nos EUA, para conhecer as soluções já implementadas pelo próprio aeroporto, na Holanda, e pela Delta, nos Estados Unidos. No entanto, nossa solução é diferente, algo que começamos a desenvolver no fim do ano passado”, completou o diretor de TI.

EXPERIÊNCIA COMPLETA

Para uma experiência mais “seamless” do passageiro, ou seja, mais fluida, sem “interrupções, a Gol já iniciou conversas com os órgãos governamentais e Polícia Federal para implementar a tecnologia de biometria facial desde a entrada na sala de embarque. Embora a negociação esteja em estágio inicial, a ideia é criar uma experiência para o passageiro para que não encontre nenhum ponto de atrito do check-in ao embarque.

PARCERIA COM RIOGALEÃO

Não é de hoje que o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão serve como palco para Gol lançar seus novos projetos. Além do embarque por biometria facial, foi no RIOgaleão que a companhia lançou o sistema inédito de despacho automático de bagagens. De acordo com José Luiz Belixior, o aeroporto sempre foi um grande parceiro, além de atender as demandas e ser um importante hub para a Gol no Brasil.

“Temos uma forte e grande parceria com o RIOgaleão. É uma base extremamente importante para a companhia hoje e utilizá-lo para extrair uma massa de informação para este nosso projeto piloto é muito importante. Serão dias de testes para agilizar o processo de embarque do passageiro, por conta disso pensamos na parceria e também na infraestrutura adequada do aeroporto para nos receber”, finalizou o diretor de Aeroportos da Gol.

GALERIA:

Receba nossas newsletters