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Aviação

Governo aprova US$ 22 bilhões de investimento no Heathrow e vira alvo de polêmicas

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Governo Britânico aprova expansão, mas o de Londres reprova

O que já era esperado por boa parte do trade, o que já era questionado pelas companhias aéreas e o que já estava nos planos do governo britânico há mais de duas décadas, enfim sairá do papel*. O Aeroporto Internacional de Heathrow ganhará investimentos sólidos de US$ 22 bilhões, o que marca o fim de uma espera de mais de 25 anos e inicia assim um novo capítulo na história de um país que não fará mais parte da União Europeia e, por conta disso, precisava “se mexer” para impulsionar as operações comerciais e turísticas para os próximos 50 anos.

Em meio a essa quantia, vem aí a construção de um novo terminal (o sexto!) no maior e mais imponente aeroporto do Reino Unido. Com isso, dezenas de slots serão disponibilizados às centenas de companhias aéreas que criarão milhares de novos voos por ano e transportarão milhões de pessoas. E ainda tem mais. O Departamento de Transporte do Reino Unido anuncia que “em um grande impulso para a economia, o governo apoia a construção de uma nova pista de pousos e decolagens, a primeira full-length no sudeste desde a segunda guerra mundial”, disse.

O governo britânico assume assim o compromisso em manter o Reino Unido totalmente abertos para negócios, tanto comerciais, quanto turísticos, ao criar a terceira pista de pousos e decolagens no Heathrow, que trará benefícios à região na casa dos US$ 74 bilhões, criará cerca de 77.000 vagas de trabalho locais e trará 50% a mais de aeronaves para Londres.

Para o secretário de transporte Chris Grayling, “o passo que o governo dá hoje é tremendamente importante. Estou orgulhoso de, após anos de discussões e atrasos, o governo ter tomado essa decisão a fim de assegurar o seu espaço no mercado de aviação, o que proporcionará maiores oportunidades de negócios e a garantia de mais empregos”, disse.

A decisão de expandir o Heathrow será votado pelo parlamento entre os anos de 2017 e 2018. Sob a proposta, está a construção de uma nova pista de decolagens (a terceira!), que deve estar pronta até 2025, do sexto terminal de passageiros e a demolição de uma vila bem próxima ao aeroporto que se chama Harmondsworth, ao custo total de US$ 20,8 bilhões. Veja no vídeo abaixo (em inglês) como ficará o Heathrow com a construção da nova pista.

Governo de Londres é contra e protestos já são esperados

Por outro lado, uma série de protestos já devem começar a partir desta terça-feira (25), contra a expansão do Heathrow e com campanhas focadas em uma melhor qualidade do ar, um menor barulho e os compromissos do Reino Unido com relação às mudanças climáticas.

Para o governo de Londres, Sadiq Khan, “uma nova pista no Heathrow seria devastador para a qualidade de ar em Londres. O aeroporto já expõe mais pessoas ao barulho das aeronaves do que Paris CDG, Frankfurt, Amsterdã, Munique e Madri combinados. Uma terceira pista significa que mais 200.000 pessoas serão impactadas, expondo 124 escolas e mais de 43.200 alunos a um nível inaceitável de barulho”, disparou.

*O Parlamento Britânico ainda precisa aprovar o projeto

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