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Aviação

Governo terá que arcar com US$ 600 milhões para reestruturar South African

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O governo deve aceitar o plano, uma vez que deseja manter a SAA como um ativo nacional

Profissionais de Resgate de Empresas da África do Sul (BRP) divulgaram o longo e ousado plano de recuperação da South African Airways, que entrou em recuperação judicial em dezembro de 2019 para criar um um retorno melhor para seus credores e acionistas. O plano de reestruturação da companhia dependerá do governo sul-africano, que terá que arcar com cerca de US$ 600 milhões para a retomada sair do papel.

O governo deve aceitar o plano, uma vez que deseja manter a SAA como um ativo nacional, e já confirmou que iria avaliá-lo. A BRP, por sua vez, afirmou que precisa deste compromisso de financiamento até o dia 15 de julho. São ao todo 106 páginas de plano de retomada da South African Airways, enviado para mais de mil credores, que ainda precisam votar sobre a questão. Para ir para frente, o plano precisa ter 75% de aprovação.

A reestruturação da companhia precisa da injeção milionária de capital para arcar com US$ 175 milhões em compensação de reembolsos; US$ 128 milhões para arcar com demissões; US$ 99 milhões para cobrir pagamentos de arrendadores, US$ 35 milhões para outros credores e US$ 164 milhões de injeção de capital direta na operação. A maioria destes pagamentos poderá ser feita no período de três anos, de acordo com o plano.

O Governo disse via nota oficial divulgada pelo Ministério Público de Empresas da África do Sul, nesta quarta-feira (17), que apoiaria o projeto e que o desejo de participar é para justamente ver a SAA emergir do processo de reestruturação sendo viável e sustentável como companhia aérea de bandeira nacional. Para isso, no entanto, precisará ser reduzida. Após o processo de reestruturação, pelo menos no começo, a South African Airways terá apenas seis aeronaves na frota.

De julho de 2020 a fevereiro de 2021, a ideia é manter apenas seis jatos de corredor único (narrowbody) e mil colaboradores, número bem diferente da frota de 44 aeronaves e 5 mil funcionários que havia antes da recuperação judicial. Após fevereiro de 2021, a ideia é aumentar a frota para 19 aeronaves pelos próximos nove meses e logo depois receber sete A350-900s que chegariam a partir de dezembro, fazendo a frota chegar a 26 aeronaves e a companhia ter cerca de 2,9 mil funcionários.

Apesar dos cortes com a aprovação do processo de reestruturação, quase todos os destinos operados pela South African Airways no país e em todo o continente africano permanecerão sendo operados, bem como outras nove rotas intercontinentais.

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