Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Iata desenvolve padrões para agilizar e facilitar processo de embarque

airport

Programas já estão em uso em vários aeroportos, permitindo que os viajantes passem por processos no aeroporto (Divulgação)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) desenvolveu padrões que vão ajudar os viajantes, permitindo que cheguem ao aeroporto e sigam direto para o embarque. A Prática Recomendada para Digitalização da Admissibilidade permitirá que os viajantes comprovem digitalmente a elegibilidade para um destino internacional, evitando a parada no balcão de check-in ou no portão de embarque para verificação de documentos.

Sob a iniciativa One ID, as companhias aéreas trabalham com a Iata para digitalizar a experiência do passageiro nos aeroportos, garantindo processos sem contato por meio de biometria.

Programas já estão em uso em vários aeroportos, permitindo que os viajantes passem por processos no aeroporto, como o embarque, sem apresentar documentação em papel, pois seu cartão de embarque está vinculado a um identificador biométrico. Mas, em muitos casos, os viajantes ainda teriam que comprovar sua elegibilidade em um balcão de check-in ou portão de embarque com verificações físicas de documentação em papel (passaportes, vistos e credenciais de saúde, por exemplo).

“Os passageiros querem que a tecnologia simplifique as viagens. Permitir que o passageiro comprove sua elegibilidade para sua companhia aérea antes de chegar ao aeroporto é um grande passo à frente. A recente pesquisa Iata Global Passenger mostrou que 83% dos viajantes estão dispostos a compartilhar informações de imigração para acelerar o processo. Por isso, estamos confiantes de que esta será uma opção popular para os viajantes quando for implementada”, disse Nick Careen, VP sênior de Operações e Segurança da Iata.

O que os viajantes poderão fazer no futuro

  • Criar uma identidade digital verificada usando o aplicativo da companhia aérea em seu smartphone.
  • Com sua identidade digital, eles podem enviar o comprovante de toda a documentação exigida às autoridades de destino antes da viagem.
  • Receber uma “aprovação de elegibilidade” digital em seu aplicativo de identidade/passaporte digital.
  • Compartilhar a credencial verificada (não todos os dados) com a companhia aérea.
  • Receber a confirmação da companhia aérea de que tudo está em ordem e então seguir para o aeroporto.

SEGURANÇA – Os passageiros permanecem no controle de seus dados e apenas as credenciais (aprovações verificadas, não os dados contidos nelas) são compartilhadas diretamente com a autoridade/companhia aérea (sem intermediários). Esses padrões são compatíveis com os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), incluindo o padrão Digital Travel Credential. As opções de processamento manual serão mantidas caso o viajante queira cancelar o processamento elegibilidade digital.

Receba nossas newsletters