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Aviação / Turismo em Dados

Iata estima que produção geral de SAF atinja 69 bilhões de litros até 2028

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A produção esperada tem uma ampla cobertura geográfica, abrangendo a América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico (Jose Lebron/Unsplash)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) tem a expectativa de que a produção geral de combustível renovável de aviação atinja uma capacidade estimada de pelo menos 69 bilhões de litros (55 milhões de toneladas) até 2028. O SAF compreenderá uma parte dessa produção crescente que está sendo alcançado por meio de novas refinarias de combustíveis renováveis e da expansão das instalações existentes.

A produção esperada tem uma ampla cobertura geográfica, abrangendo a América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Em 2022, a produção de SAF triplicou para cerca de 300 milhões de litros (240.000 toneladas) e os anúncios de projetos para potenciais produtores de SAF estão crescendo rapidamente. A IATA conta com mais de 130 projetos relevantes de combustíveis renováveis anunciados por mais de 85 produtores em 30 países.

Se a produção de energia renovável atingir 69 bilhões de litros até 2028, conforme estimado, a trajetória para 100 bilhões de litros (80 milhões de toneladas) até 2030 estaria no caminho certo. Se apenas 30% desse SAF fosse produzido, a indústria poderia atingir 30 bilhões de litros (24 milhões de toneladas) de produção de SAF até 2030.

“O aumento de produção esperado é extremamente animador. Precisamos que os governos ajam para garantir que a SAF receba sua parte justa na produção. Assim, podemos ter certeza de que os níveis de produção esperados para 2028 serão realisticamente alinhados com a previsão para emissões líquidas zero de carbono até 2050. Isso é importante, pois contamos com o SAF para fornecer cerca de 62% de a mitigação de carbono necessária em 2050”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA>

A Iata identifica três caminhos principais para alcançar a diversificação do SAF:
  • Escale caminhos SAF já certificados, como Alcohol-to-Jet (AtJ) e Fischer-Tropsch (FT)
  • P&D acelerado para vias de produção SAF que estão atualmente em desenvolvimento
  • Ampliação da tecnologia de matéria-prima/conversão de matéria-prima

Acelerar esses caminhos para níveis comercializados exigirá liderança política dos governos. Para começar, há uma necessidade iminente de harmonização das principais políticas do SAF, como forma de reduzir as barreiras administrativas, logísticas e geográficas à entrada de novos participantes no mercado, incluindo produtores, fornecedores de matérias-primas e compradores. E o desafio é encontrar o capital necessário para financiar o desenvolvimento de novas tecnologias e instalações de produção.

APOIO DOS PASSAGEIROS – Uma pesquisa recente da Iata revelou um apoio público significativo ao SAF. Cerca de 85% dos viajantes concordaram que os governos deveriam fornecer incentivos para as companhias aéreas usarem o SAF. “O mercado está aí. As companhias aéreas querem comprar SAF. Qualquer coisa para incentivar significativamente a produção de SAF será um passo à frente”, acrescentou Walsh.

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