Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Iata pede que governos implementem novas diretrizes para retomar conectividade aérea

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) solicitou os governos que implementem rapidamente as diretrizes globais da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) para retomar a conectividade aérea. O Conselho da Oaci aprovou o “Takeoff: Guidance for Air Travel through the Covid-19 Public Health Crisis” (orientações para viagens aéreas em meio à crise da Covid-19), que apresenta uma abordagem abrangente e confiável de medidas temporárias baseadas em riscos para as operações de transporte aéreo durante a crise da Covid-19.

Premium Economy Cabin on new AA 787

O documento propõe uma abordagem em fases para a retomada da aviação

“A implementação universal de padrões globais tornou a aviação segura. Uma abordagem semelhante é fundamental nesta crise, para que possamos retomar com segurança a conectividade aérea com a reabertura das fronteiras e da economia. Este documento da Oaci foi desenvolvido com base no conhecimento de governos e do setor e conta com grande apoio das companhias aéreas. Agora, pedimos aos governos que implementem essas recomendações com urgência, porque o mundo quer viajar novamente e precisa que as companhias aéreas desempenhem seu papel fundamental para a recuperação econômica. Isso deve ser feito com harmonização global e reconhecimento mútuo dos esforços para ganhar a confiança de viajantes e trabalhadores do setor de transporte aéreo”, disse Alexandre de Juniac, CEO da Iata.

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) expressou seu apoio e endossou o guia de recomendações emitido pela Council Aviation Recovery Task Force (Cart), liderado pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), que estabelece as bases para alinhar o reinício e a recuperação do transporte aéreo globalmente.

“Na América Latina e no Caribe, precisamos do transporte aéreo. É um serviço essencial para a população desta região continental, caracterizada por uma vasta e intrincada geografia que não conta com alternativas como o trem. A aviação também é um poderoso catalizador de vários setores econômicos, como comércio, turismo e serviços, dos quais milhões de pessoas na região dependem. É por isso que estou convencido de que o trabalho articulado industria-governo, a partir de um roteiro comum, harmonizado e coordenado, garantirá o reinício das operações aéreas de maneira oportuna, segura e eficiente, de forma a promover a recuperação econômica e o bem-estar social dos países da na região, impedindo, por sua vez, a proliferação regulatória, o que tornaria a retomada da operação mais complexa ”, afirmou José Ricardo Botelho, e CEO da Alta.

O documento propõe uma abordagem em fases para a retomada da aviação e identifica um conjunto de medidas baseadas em riscos geralmente aplicáveis. Alinhada às recomendações e orientações das autoridades de saúde pública, essa abordagem reduzirá o risco de transmissão da Covid-19 durante o processo de viagem. As medidas da Oaci incluem:

  • Distanciamento físico onde for viável e implementação de “medidas adequadas baseadas em riscos onde o distanciamento não for viável; por exemplo, nas cabines de aeronaves”;
  • Uso de máscara e cobertura facial obrigatório aos passageiros e trabalhadores da aviação;
  • Rotina de higienização e desinfecção de todas as áreas de contato com potencial de transmissão do vírus;
  • Triagem de saúde, que pode incluir autodeclarações pré- e pós-voo, além de medição de temperatura e observação visual “realizadas por profissionais de saúde”;
  • Rastreamento de contato de passageiros e funcionários da aviação: informações de contato atualizadas devem ser solicitadas como parte da autodeclaração de saúde, e a interação entre passageiros e governos deve ser feita diretamente nos portais dos governos;
  • Formulários de declaração de saúde de passageiros, incluindo autodeclarações de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias relevantes. Ferramentas eletrônicas devem ser incentivadas para evitar o uso de papel;
  • Testes: se e quando forem disponibilizados testes rápidos, confiáveis e em tempo real.

“Essas medidas em camadas devem trazer aos viajantes e à tripulação a confiança necessária para voar novamente. Estamos comprometidos a trabalhar em conjunto com nossos parceiros na melhoria contínua dessas medidas enquanto acompanhamos a evolução da medicina e da tecnologia e o desenrolar da pandemia”, finalizou o CEO da Iata.

Receba nossas newsletters