
O Governo de Pernambuco celebrou nesta terça-feira (4), em São Paulo, o anúncio oficial do novo voo direto entre Recife e Madri, operado pela Iberia. A rota, que começa a funcionar em 13 de dezembro, contará com três frequências semanais e reforçará a ligação do Estado com a Europa, segundo a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
O evento de apresentação, promovido pela companhia aérea espanhola, reuniu representantes do setor de turismo e imprensa. Participaram o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o diretor de Comunicação e Marketing da empresa, Diogo Beltrão; o diretor de Planejamento da Iberia, André Caetano Alves; e o gerente nacional da companhia no Brasil, Raphael De Lucca.
De acordo com Eduardo Loyo, o novo voo direto é resultado das ações de promoção e incentivo ao turismo desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco.“Esse novo voo direto é fruto de uma parceria sólida entre o Governo de Pernambuco, por meio da governadora Raquel Lyra, e a Iberia, que reconheceu o potencial do nosso estado como porta de entrada para o Nordeste. Essa conexão com Madri vai impulsionar o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural, fortalecendo ainda mais a posição de Pernambuco no cenário internacional”, afirmou o presidente da Empetur.
A rota Recife–Madri será operada pelo Airbus A321XLR, o mais novo modelo comercial da Airbus e o primeiro de sua categoria em operação mundial. A aeronave possui cabine Airspace, disponível em duas classes — Executiva e Econômica —, com 182 assentos. Segundo a Iberia, o modelo mantém o padrão de conforto de voos de longa distância, como o A350.
Com o início das operações em Pernambuco, a companhia espanhola prevê atingir, em 2026, sua maior capacidade histórica de conexão entre o Brasil e a Europa. A nova rota reforça o papel estratégico do Nordeste nas rotas internacionais da Iberia.
“A abertura da rota entre Recife e Madri representa um marco na longa história da Iberia no Brasil e nos permitirá conectar o estado de Pernambuco diretamente com a Espanha, a Europa e além. Estamos certos de que essa rota será um sucesso em ambas as direções e será fundamental para o fortalecimento da companhia aérea nesse mercado”, afirmou André Caetano Alves, diretor de Planejamento da Iberia.







