Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Infraero e companhias aéreas realizam testes para tentar reduzir ruídos em Congonhas

INFRAERO AEROPORTO AERONAVE CONGONHAS Infraero e companhias aéreas realizam testes para tentar reduzir ruídos em Congonhas

Uma dessas ações é a realização de testes, entre os dias 1º e 7 de outubro, com procedimento de navegação aérea com abatimento de ruído em decolagens (Divulgação/Infraero)

Na busca de alternativas de redução e mitigação do ruído aeronáutico das operações do Aeroporto de Congonhas, a Infraero, em conjunto com as empresas aéreas e órgãos do setor aéreo e de meio ambiente, vem discutindo possíveis ações por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Uma dessas ações é a realização de testes, entre os dias 1º e 7 de outubro, com procedimento de navegação aérea com abatimento de ruído em decolagens.

Esses testes consistem na realização de decolagens, com aeronaves partindo da cabeceira 35, com procedimentos de baixo ruído e saídas padrão por instrumento. Esse procedimento, denominado Noise Abatement Departure Procedures (NADP 1) é definido pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) no documento “Procedures For Air Navigation Services – Aircraft Operations, Volume I, Doc 8186, Section 7”.

Foram instaladas estações de monitoramento de ruído em pontos estratégicos dos bairros de Indianópolis, Itaim e Vila Nova Conceição. Essas estações captarão os níveis de ruído do ambiente e o aeronáutico sempre que houver sobrevoo de aeronaves. Como o sentido das decolagens e o uso de cabeceiras dependem da direção dos ventos, a meta é conseguir ao menos três dias completos de medição. Após o período de testes, as empresas aéreas compartilharão dados dos voos que realizaram o procedimento.

Os dados obtidos serão utilizados em análises e, posteriormente, considerados na tomada de decisão conjunta do Grupo de Trabalho sobre uma possível adoção desse tipo de procedimento no Aeroporto de Congonhas.

Receba nossas newsletters